Fiesta é o compacto mais econômico dos EUA
Com consumo de 17 km por litro, modelo foi apontado pela EPA, a agência ambiental americana, como o modelo mais eficiente em sua categoria, à frente do Fit e do Yaris
O novo Fiesta acaba de ser apontado como o compacto mais eficiente em economia de combustível nos Estados Unidos. A constatação foi da EPA, a agência ambiental do governo norte-americano. Segundo ela, a versão automática do Ford consegue rodar 40 milhas por galão em trecho rodoviário. Isso equivale a 17 km com um litro de gasolina.
O segredo está no uso do motor Duratec de duplo comando de válvulas e 120 cv de potência, no câmbio Powershift, de dupla embreagem, e em alguns melhoramentos aerodinâmicos e sistemas que consomem menos energia, segundo diz a Ford.
O Fiesta com câmbio de seis marchas Powershift faz 12,3 km/l na cidade, já a versão manual tem desempenho um pouco inferior: 11,9 km/l em trechos urbanos e 15,7 km/l na estrada.
Será um bom presságio caso a Ford pense em trazer para cá justamente o mesmo carro vendido para os americanos, mas a tendência é que tenhamos uma versão específica. Se a lógica valer, teremos um Fiesta com motor Sigma de comando simples e transmissões comuns para não encarecer o modelo, que chega no 2º semestre ao Brasil.