Fiat vai resgatar outro carro do seu passado, o 600
Novo modelo foi flagrado durante sessão de fotos na Itália. Modelo renascerá como um crossover para o lugar do 500X
A Fiat foi buscar outro nome icônico de seu passado para batizar um modelo inédito voltado a princípio para o mercado europeu. Estamos falando do Fiat 600 (Seicento), que foi um pequeno carro urbano irmão do 500 na década de 50 e agora estreará como um inconfundível crossover de traços lúdicos.
O novo 600 tem missão definida: substituir o 500X, um SUV compacto lançado pela marca em 2014, derivado da mesma plataforma do Jeep Renegade.
O visual do 600 já não é mais segredo. A Fiat acabou bobeando durante sessões de fotos e gravações publicitárias nas últimas semanas da Itália e o resultado é que o novo carro apareceu completamente sem disfarces.
A característica mais marcante do carro é sem dúvida a “pálpebra” nos faróis enquanto a frente lembra propositalmente o 500.
"Base francesa" e-CMP
O 600 será o primeiro modelo da Fiat feito já sob a batuta da Stellantis após a fusão entre FCA e a PSA. Não por acaso ele usará a arquitetura e-CMP, herdada do grupo francês e que também é compartilhada por outros modelos como o Jeep Avenger.
A produção do 600 será feita na Polônia, berço do 500 renascido nos anos 2000. Ele é também o primeiro produto novo da Fiat desde que ela lançou o 500 elétrico em 2020.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Acredita-se que o crossover chegará ao mercado europeu já no segundo semestre, com propulsão elétrica fornecida por um motor de 165 cv e bateria de 54 kWh (400 km de autonomia), mas também com versões com motores a combustão, no caso, um 1.2 litro turbo de 100 cv.
A revista italiana Quatrroruote diz que o 600 será apresentado oficialmente em 4 de julho.