Fiat Uno Way usado é opção de hatch com pegada de SUV abaixo dos R$ 30 mil

Compacto aventureiro traz bom custo-benefício; conheça os defeitos crônicos e quais versões você deve evitar
Fiat Uno Way tem pegada de SUV com plásticos pretos

Fiat Uno Way tem pegada de SUV com plásticos pretos | Imagem: Divulgação

O Fiat Uno é um daqueles hatches valentes que dificilmente sai da cabeça de quem precisa de um carro robusto, barato de se manter e com facilidade de se encontrar peças. E na versão Way, mais aventureira, ele tem uma pegada de SUV, com suspensão mais alta e protetores plásticos na carroceria.

A segunda geração do compacto surgiu em 2010 que, apesar de ser outro carro —construído sobre uma nova plataforma—, ainda mantinha o layout das linhas quadradas do Uno original, porém mais suavizadas. Entre os rivais, ele chegou a competir com o Volkswagen Cross Up, lançado em 2014.

Fiat Uno Way teve versão com duas portas
Fiat Uno Way teve versão com duas portas Imagem: Divulgação

Assim como outras versões, a Way também estava disponível com duas ou quatro portas e motores Fire Evo 1.0 (75 cv com etanol e 73 cv com gasolina) e 1.4 (88 cv/85 cv). É possível encontrar o hatch por menos de R$ 30 mil.

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Esteticamente, a 1.0 Way se diferenciava pelas barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, suspensão elevada, molduras nas caixas de roda e outros apetrechos para deixá-lo com cara de aventureiro. Com motor 1.4, vinha até com pneus de uso misto. Na lista de equipamentos, direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS e dois airbags (motorista e passageiro) eram alguns dos opcionais.

Fiat Uno Way teve até pneus de uso misto
Fiat Uno Way teve até pneus de uso misto Imagem: Divulgação

Em 2015, o Uno foi reestilizado e estreou o câmbio automatizado Dualogic que em 2018 passou a ser operado por botões (GSR). Em 2017, o Uno Way ganhou a segunda renovação juntamente com os novos motores Firefly 1.0 de três cilindros (77 cv/72 cv) e 1.3 de quatro cilindros (109 cv/101 cv). A direção elétrica passou a ser de série em todas as versões, mas controle de estabilidade só na 1.3 Dualogic (opcional nas demais).   

Essa geração foi fabricada até 2020, pois no ano seguinte, o último do Uno, só ficou a Attractive 1.0 e a Ciao, que teve 250 unidades numeradas e é uma raridade. O Fiat Mobi ocupou o seu lugar e chegou a ter versão Way, depois rebatizada de Trekking, mas aí é outra história. Vamos ao que se preocupar com o Uno.

PONTOS CRÍTICOS DO FIAT UNO

1 - Para-choques e frisos

Essas duas peças costumam desbotar, resultado da exposição constante do sol e do uso de produtos químicos com alta taxa de alcalinidade. Dependendo do estado que ficaram, só aplicando silicone pode resolver.

2 - Acabamento

O excesso de plásticos dessa geração é algo que incomoda muito. Até o bagagito — o famoso tampão do porta-malas— é feito de plástico. Por causa disso, o excesso de barulhos é inevitável. A aplicação de feltro adesivo pode sanar a fonte dos ruídos. 

Fiat Uno Way tinha o mesmo interior das versões básicas, mas com cores diferentes
Fiat Uno Way tinha o mesmo interior das versões básicas, mas com cores diferentes Imagem: Divulgação

3 - Câmbio

Bastante impreciso, alguns donos relatam dificuldade nas trocas, ruídos e até quebras, no caso do manual. Já os automatizados Dualogic, a situação é ainda mais delicada. Além da imprecisão, por conter mais tecnologia empregada, o custo de reparo é mais caro. E os problemas são frequentes, então é melhor evitar.

4 - Bateria

A bateria tem durabilidade curta e muitos donos chegaram a efetuar mais de uma troca com menos de um ano de uso. A dica é consultar um eletricista automotivo para a possibilidade de troca por outra bateria de maior amperagem. 

5 - Recall

Fique atento aos recalls da atualização da ECU, trocas da bomba de combustível e alternador, caixa de marchas, bobina de ignição e outros itens. Na dúvida, acesse o site www.fiat.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat.

Fiat Uno Way teve o câmbio automatizado GSR, mas é bom evitar a versão
Fiat Uno Way teve o câmbio automatizado GSR, mas é bom evitar a versão Imagem: Divulgação

QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA

Com 3,77 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,48 m de altura, o Uno Way “Evo” ficou 8 cm mais comprido, 9 cm mais largo e 2 cm mais alto que o antigo. Por outro lado, o porta-malas ficou menor: 280 litros contra 290 l do modelo anterior, mas acabou compensando com o ajuste mais vertical do encosto traseiro, recuperando os “10 litros perdidos”.

Procure as versões de quatro portas e mais completas, pois além dos motivos óbvios, elas tendem a perder menos valor de revenda. Evite, porém, as opções com transmissão automatizada. Essa transmissão caiu em desuso justamente pelos problemas frequentes e pelo alto custo de manutenção.

Fiat Uno Way tem pegada de SUV com plásticos pretos

Fiat Uno Way tem pegada de SUV com plásticos pretos

Fiat Uno Way foi reestilizado e teve motor 1.3 Firefly

Fiat Uno Way foi reestilizado e teve motor 1.3 Firefly

Fiat Uno Way teve versão com duas portas

Fiat Uno Way teve versão com duas portas

Fiat Uno Way tinha o mesmo interior das versões básicas, mas com cores diferentes

Fiat Uno Way tinha o mesmo interior das versões básicas, mas com cores diferentes

Fiat Uno Way teve até pneus de uso misto

Fiat Uno Way teve até pneus de uso misto

Fiat Uno Way teve o câmbio automatizado GSR, mas é bom evitar a versão

Fiat Uno Way teve o câmbio automatizado GSR, mas é bom evitar a versão

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.