Fiat Toro vende bem, mas acumula reclamações de consumidores
Sites especializados relatam falhas no sistema elétrico, dificuldades para encontrar peças e defeitos nos freios
Desde 2016, a Fiat Toro tem dominado o segmento de picapes intermediárias. Utilizando a mesma base do Jeep Renegade, a Toro redesenhou essa categoria após a chegada da pioneira Renault Oroch.
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Foram 53.848 unidades comercializadas em 2024, mas a concorrência promete se intensificar nos próximos anos. Com a chegada de novos concorrentes, a Fiat já preparou uma renovação da Toro, que passará por mudanças no design para se manter competitiva.
No entanto, enquanto a nova versão não chega, é interessante observar as avaliações dos consumidores sobre o modelo atual.
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Apesar do sucesso em vendas, a Fiat Toro enfrenta críticas. Em sites de defesa do consumidor, a marca apresenta uma nota média de 6,5, um desempenho que, em termos escolares, quase indicaria "recuperação".
A pontuação reflete um atendimento abaixo do esperado, já que nenhuma das reclamações mais recentes sobre a Toro foram respondidas pela fabricante.
Fiat diz responder clientes
AUTOO entrou em contato com a Fiat para obter um posicionamento da empresa. A montadora esclarece que todas as demandas no Reclame Aqui são devidamente tratadas e respondidas após a finalização do atendimento aos clientes.
Em relação à Fiat Toro, nos últimos seis meses, 93% das demandas foram atendidas, enquanto 7% permanecem em aberto, pois ainda estão em atendimento e serão respondidas assim que concluídas.
Os consumidores recorrem à plataforma para relatar diversos problemas, sendo os três mais frequentes: falhas no sistema elétrico, dificuldade para encontrar peças de reposição e defeitos nos freios.
![Fiat Toro 2022 Fiat Toro 2022](https://www.autoo.com.br/fotos/2021/4/1280_960/fiat_toro_2022_1_28042021_47958_1280_960.jpg)
Reclamações de donos de Fiat Toro
Problemas elétricos
Em uma reclamação intitulada "pane geral", um consumidor relatou problemas com sua Fiat Toro 1.3 Turbo Freedom, adquirida em maio de 2023. O carro apresentou três panes gerais no sistema elétrico e no módulo, que imobilizaram completamente o veículo, impossibilitando até mesmo o uso de vidros, câmbio e porta-malas.
"Veículo com vício, problema elétrico recorrente sem respaldo da Fiat" foi como um consumidor descreveu sua experiência com uma Fiat Toro Volcano Diesel, adquirida em outubro de 2024. Em apenas dois meses de uso, o veículo apresentou uma pane elétrica e parou de funcionar.
“Tenho uma Fiat Toro e a câmera de ré começou a apresentar falha no funcionamento logo após aquisição do veículo, desisti de reclamar pelos caminhos oferecidos pela montadora e estou registrando aqui, antes de buscar solução judicial.”
Nenhuma das reclamações acima foram respondidas pela Fiat.
Dificuldade com peças
“Enviei minha Fiat Toro Ranch no dia 18/12/2024, e até hoje, 15/01/2025, o veículo continua em manutenção aguardando peça. O carro é modelo 2023, não chegou nem a 20.000 km e já está há um mês parado.”
O consumidor informou que utiliza o veículo para trabalho e está arcando com os custos de locação de outro carro, sem sequer ter uma estimativa exata de quando o seu veículo será liberado.
“Falta de peça, carro parado a mais de 60 dias: No dia 11/11/2024, tive um sinistro com meu carro, uma Fiat Toro Freedom 2023. A seguradora autorizou o serviço rapidamente e as peças foram pedidas, mas já se passaram mais de 60 dias e o carro continua parado na concessionária, sem previsão de entrega, a concessionária afirma que só pode esperar pela peça, sem saber seu paradeiro.”
A falta de resolução, especialmente para um carro novo dentro da garantia, está me causando danos morais e financeiros, e estou considerando tomar medidas judiciais, completou o consumidor.
"Sou mais um dos clientes aguardando peça. Minha Fiat Toro Volcano, recém adquirida em novembro de 2024, apresentou problema pela segunda vez e está parada na concessionária desde 16/12/2024, aguardando a chegada da peça."
As três reclamações acima também não foram respondidas pela montadora.
Freios da Fiat Toro
![Fiat Toro 2024 Fiat Toro 2024](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/8/1280_960/fiat_toro_2024_1_15082023_75529_1280_960.jpg)
Imagem: Divulgação
Um consumidor enfrentou um problema persistente com barulho nos freios de sua Toro, que foi levado várias vezes à concessionária e, depois, a outra loja do grupo Fiat, mas o defeito nunca foi resolvido.
Apesar das tentativas de reparo, incluindo sugestões de técnicos, a fábrica encerrou o protocolo, alegando que nada mais poderia ser feito. O cliente concluiu que tanto a Fiat quanto a concessionária não consideram o defeito como problema de fábrica e critica a experiência de pós-venda, recomendando cautela antes de comprar um carro dessa marca.
Em resposta, a Fiat informou que as avarias no veículo são atribuídas a um sinistro, ou seja, a um agente externo que não é coberto pela garantia, conforme o Manual de Garantia fornecido junto ao Kit de Bordo e outros manuais. Portanto, o reparo está sendo feito por meio de uma tratativa comercial entre o usuário e a concessionária, o que impede qualquer intervenção por parte da fábrica.
![Fiat Toro 2023 Fiat Toro 2023](https://www.autoo.com.br/fotos/2022/7/1280_960/fiat_toro_2023_1_20072022_71864_1280_960.jpg)
Imagem: Divulgação
Um segundo consumidor informou que, os freios fazem um barulho forte, semelhantes a rangidos de ônibus antigo, o que não foi resolvido com a limpeza das pastilhas. Ele alega estar preocupado com a segurança e teme que uma falha nos freios possa causar um acidente.
Resposta da Fiat: “Você nos informou que não poderia deixar o veículo na oficina da concessionaria pois tinha um compromisso importante. Dessa forma, diante de sua indisponibilidade no momento, ficamos impossibilitados de prosseguir com o seu atendimento.”
Em réplica, o consumidor relatou que já deixou seu carro diversas vezes na concessionária, inclusive durante as revisões obrigatórias, mas o problema de barulho nos freios não foi resolvido. Segundo ele, a resposta da Fiat, por meio do gerente de serviços, foi que isso não passava de “frescura”. O consumidor questiona a Fiat sobre a possibilidade de fornecer um carro reserva, pois depende do veículo para o seu dia a dia.
Confira a íntegra da resposta da marca:
A Fiat esclarece que todas as demandas do Reclame Aqui são devidamente tratadas e respondidas após a finalização do atendimento aos clientes. Em relação à Fiat Toro, nos últimos 6 meses, 93% das demandas foram atendidas e 7% permanecem em aberto, pois se encontram em atendimento e serão respondidas assim que forem concluídas. A marca reitera a qualidade de seus produtos, o respeito aos seus consumidores e permanece à disposição de seus clientes por meio da rede de concessionárias, bem como por seus canais de atendimento (2123-6000 ou 0800 707 1000).