Fiat Toro Ranch: a picape a diesel enfeitada para ser do agro
Versão capricha no estilo country para ser uma das poucas a ter o motor 2.0 turbodiesel na linha
A Fiat Toro ainda está na linha 2024 e é oferecida em duas versões a diesel: Ultra e Ranch. Mas segundo nossos amigos do site Autos Segredos, isso deve mudar em breve. Na linha 2025, só a Ranch insistirá nessa mecânica. Mas vai fazer falta? Na ponta do lápis, não. Explico.
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Como disse no teste da Ram Rampage Laramie a diesel: essas versões têm seu charme, o barulho, o cheiro, mas não estão mais favorecendo ao bolso. No caso da Ram, ela ainda tem a vantagem de ser mais barata do que as similares a gasolina, mas na linha Toro, é o contrário.
Enquanto a picape intermediária da Fiat em sua versão mais luxuosa com motor flex, a Volcano, sai por R$ 171.990, sua similar movida a diesel é vendida por R$ 195.990. A diferença é bem grande.
Mas a compra não pode ser decidida somente pela calculadora. Sabendo disso, a Fiat reservou o motor a diesel para as duas versões top de linha e estamos aqui com uma deles, a Ranch, que tem uma pegada mais rural para agradar o pessoal do agronegócio. Ela custa R$ 212.990 e inclui uma série de acessórios e adereços que a vestem no estilo country.
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A começar pela grade cromada com um friso em cobre. Os cromados também estão nas maçanetas, nos retrovisores, estribos, santantônio e para-choque traseiro. Há até um exagero. As rodas são de 18 polegadas e trazem um acabamento diamantado.
Por dentro, o painel tem plástico com textura de madeira, couro marrom e emblemas alusivos à versão. Entre os equipamentos tem seis airbags, central multimídia de 10 polegadas vertical, ar-condicionado digital de duas zonas e carregador de celular por indução.
A Toro tem 4,94 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,99 m de entre-eixos, 1,73 m de altura e 937 litros de caçamba. Além disso, a picape é capaz de carregar até 750 kg nas versões flex, mas a diesel tem uma boa vantagem para quem usa a picape como se deve: ela carrega até uma tonelada nas versões a diesel, além de 400 kg de reboque.
Ao volante, a Toro Ranch é mais suave do que a média das picapes médias a diesel. O 2.0 rende 170 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio automático de nove marchas tem a primeira bem curta, que funciona como reduzida para a tração 4x4, que por enquanto só as opções a diesel podem ter.
O funcionamento é bom, o desempenho agrada e o consumo na casa dos 10 km/l durante nosso teste com (muito) trânsito e um pouquinho de estrada poderia ser melhor. Se vale a pena? Caso precise de autonomia e levar uma tonelada de peso, sim.
Caso contrário, a Volcano 1.3 turbo flex de 185 cv pode ser uma pedida mais econômica a não ser que se tenha bons descontos quando a linha 2025 chegar. Eu esperaria.
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