Fiat Titano chega mais barata que S10 e Hilux; veja preços e versões
Estreia da marca italiana no segmento de picapes médias começa nos R$ 219.990
A peça que faltava na linha de picapes da Fiat acabou de chegar. É a Titano, picape média que chega para concorrer com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Ford Ranger, ou seja, não terá vida fácil como as irmãs bem sucedidas Strada e Toro. E a arma principal é o preço, a partir de R$ 219.990.
VEJA TAMBÉM:
Este é valor da versão Endurance, a mais simples e voltada para o trabalho. Tem aquela embalagem clássica de carros básicos com para-choques pretos e rodas de aço com calotas centrais. Essa versão deve ser a preferida nas licitações de órgãos públicos e briga com a Ford Ranger XL, por exemplo, que sai por R$ 239.990 com essas mesmas características e Toyota Hilux STD (R$ 242.590).
A intermediária Volcano custa R$ 239.990. Já tem um apelo mais urbano e um pouco mais de equipamentos. Aqui a briga é com o Ranger XLS 4x4, que sai por R$ 259.990. Se a preferência for pela Toyota Hilux SR, a conta sai ainda mais salgada: R$ 272.190.
E finalmente a versão top de linha Ranch, que custa R$ 259.990, que tem como concorrente mais próxima a Nissan Frontier Attack, que sai por R$ 268.450, também bem mais cara, enquanto a Ranger mais próxima já ganha motor V6 e a Hilux SRV sobe o valor para R$ 289.990, se distanciando demais. A Chevrolet S10 poderia entrar nessa briga, mas a Chevrolet não está divulgando os preços da caminhonete, que está perto de mudar.
Para custar menos, algumas coisas foram sacrificadas. Não há, por exemplo, carregador de celular por indução e vidros com um toque. Os dois podem ser comprados como acessório nas concessionárias.
E a própria picape é mais simples que as rivais. Ela vem desmontada da China para o Uruguai, onde é soldada e pintada pela Nordex, empresa que também fabrica outros carros como Fiat Scudo, Hyundai HR e Kia Bongo, além da Peugeot Landtrek, que é a Fiat Titano com a marca da Peugeot. Vem da China porque a picape é uma versão da Changan Kaicene F70.
A marca francesa, aliás, está mais presente do que a Fiat na Titano. Formato dos faróis, do DRL e do painel são típicos da Peugeot. À Fiat, coube trocar a grade, os emblemas e, claro, o nome. As duas marcas são do mesmo grupo Stellantis.
Com tudo isso, a Fiat assume que não pretende vender mais do que a líder Hilux, que em fevereiro emplacou 3.436 unidades. O objetivo é ocupar entre 8% e 10% do segmento, o que seria cerca de 1.800 vendas no mês passado caso já estivesse disponível, o que a deixaria em sexto lugar no ranking.
Preços
- Fiat Titano Endurance 2.0 MT 4x4: R$ 219.990
- Fiat Titano Volcano 2.0 AT 4x4: R$ 239.990
- Fiat Titano Ranch 2.0 AT 4x4: R$ 259.990
Motorização
A Titano usa o mesmo motor da Ducato, um 2.2 turbodiesel de 180 cv de potência e 37,7 kgfm de torque na versão Endurance, que vem com câmbio manual e 40,8 kgfm nas outras duas versões, que são automáticas. Todas têm tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial.
Tirando as que usam propulsor de seis cilindros, caso de Ranger e Volkswagen Amarok, a concorrência costuma ser mais potente, menos a picape da Ford, que tem um 2.0 de 170 cv, mas 41,3 kgfm de torque. A Hilux usa um 2.0 de 204 cv e 50,9 kgfm, enquanto a Nissan Frontier vem com um 2.0 de 190 cv e 45,2 kgfm. Se a Chevrolet não mudar o motor, seguirá o 2.8 de 200 cv e 51 kgfm de torque.
Capacidades
A Fiat Titano se vangloria de ter a maior caçamba da categoria, mas tem um detalhe: o volume de 1.314 litros só é alcançado sem o protetor de caçamba, ou seja, só na versão Endurance. Na Volcano e na Ranch, que possuem o acessório, cai para 1.190 litros no padrão VDA.
A nova picape leva 1.020 kg e pode rebocar até 3,5 toneladas de peso. O gancho é vendido como acessório.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Equipamentos de cada versão
- Endurance: piloto automático com limitador de velocidade, assistente de reboque, ar-condicionado, porta luvas refrigerado, rádio com bluetooth, rodas de aço de 17” e assoalho de vinil
- Volcano: Itens da Endurance e mais central multimídia com tela de 10”, câmera 180º, sensor traseiro de estacionamento, bancos de couro, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 17”, painel com tela digital de 4,2”, protetor de caçamba e capota marítima.
- Ranch: Itens da Volcano e mais ar-condicionado digital dual zone, aviso de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores, câmera 360º, banco do motorista com ajuste elétrico, acendimento automático dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro, santantônio cromado, estribos laterais, rodas de 18”, chave presencial, faróis, lanternas e DRL de LED.