Fiat Tipo estreia versões hatch e perua

Novos modelos podem chegar ao Brasil em breve
Fiat Tipo 2017

Fiat Tipo 2017 | Imagem: Divulgação

A nova família de modelos médios da Fiat está completa. A marca italiana está mostrando em seu estante no Salão de Genebra, que estará aberto ao público entre os dias 3 e 13 deste mês, as versões hatch e perua do Tipo, que estreou alguns meses na carroceria sedã, sendo que o primeiro vai substituir o Bravo em diversos mercados e o segundo deve ocupar o lugar deixado pelo Stilo Multiwagon, enquanto o sedã é um substituto natural para o Linea.

Os novos hatch e perua da Fiat são praticamente idênticos ao sedã até a coluna C (entre a porta traseira e o porta-malas), com exeção de novos detalhes nos para-choques e luzes diurnas de LED incorporadas nos faróis. O hatch traz lanternas com formato mais afilado e invadindo a tampa do porta-malas, além de defletores no vidro traseiro. Já na perua o desenho ficou ainda mais equilibrado, sendo que a traseira segue praticamente a mesma linha do dois-volumes.

Nas medidas, são 4,37 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura para o hatch e 4,57 m de comprimento e 1,51 m de altura para a perua. De acordo com a marca, o primeiro comporta até 440 litros de bagagens no porta-malas, enquanto o modelo de proposta familiar tem espaço para 550 l.

A linha de motores é igual a do sedã para ambos os modelos, com duas opções a diesel (1.3 Multijet II de 95 cv e 20,4 kgfm e 1.6 Multijet II de 120 cv e 32,6 kgfm), três a gasolina (1.4 Fire de 95 cv e 13 kgfm, 1.6 E.torQ de 110 cv e 1.4 turbo de 120 cv e 21,9 kgfm) e uma a gasolina e gás veicular, com propulsor 1.4 de 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas para o 1.3 a diesel, manual de seis velocidades para os 1.4 litro e automático de seis para o E.torQ.

A Fiat ainda não confirmou a linha Tipo para o Brasil, mas é bem provável que pelo menos o hatch e o sedã sejam oferecidos por aqui, visto que o Bravo e Linea já demonstram sérios sinais de cansaço. A perua, porém, por se encaixar num segmento de pouco sucesso por aqui, não deve chegar ao país.