Fiat começa a revelar seu primeiro SUV nacional
Conhecido até o momento como Progetto 363, novidade estreia no segundo semestre
Marca que atualmente é a líder em vendas no mercado brasileiro, causa até estranheza o fato de que a Fiat não conta com um SUV compacto nacional em seu portfólio. Mas essa situação vai mudar no segundo semestre deste ano, quando finalmente a montadora vai atuar na categoria mais aquecida do cenário automotivo.
Considerando a relevância da novidade, é natural esperar que a Fiat busque capitalizar ao máximo a estreia do seu primeiro utilitário esportivo produzido em Betim (MG).
A partir deste sábado (13), a montadora inicia uma campanha revelando teasers do SUV, conhecido até o momento como o “Progetto 363”. No primeiro conteúdo da série, já é possível ver o carro definitivo ainda coberto, porém os contornos do para-choque dianteiro, grade frontal e farois começam a ser antecipados pela Fiat.
É possível constatar pelas imagens que o SUV terá um capô curto, mas bastante elevado, traço característico dos utilitários esportivos para denotar um aspecto mais robusto.
Ainda vai demorar um bom tempo até que a Fiat apresente os detalhes técnicos iniciais da novidade, mas em uma entrevista recente o diretor da marca aqui no Brasil, Herlander Zola, antecipou o que podemos esperar da novidade em termos de estratégia de mercado. Segundo o executivo, a novidade da Fiat vai ter como referência, em termos de precificação, as “faixas mais baixas” dos SUVs compactos atuais.
Logo, o inédito SUV compacto deverá atuar no espectro de R$ 85 mil a R$ 100 mil, não avançando no território de preços onde hoje o Jeep Renegade está inserido. A Stellantis terá uma clara estratégia de complementaridade de gama somando todas as suas marcas. Além disso, o enfoque dos modelos sob a marca Fiat seguem com um vínculo fortemente urbano, enquanto a Jeep tradicionalmente é ligada ao off-road.
Assim como a dupla VW Polo e Nivus, é muito provável que a Fiat adote a mesma receita em seu primeiro SUV compacto nacional, construindo o modelo tomando como base muitos elementos do Argo, o que certamente tornará seu preço mais competitivo.
O modelo previsto para estrear no segundo semestre deste ano também deverá ser beneficiado com a inclusão do novo motor 1.0 turbo com injeção direta em seu leque de opções. Aplicado nas configurações mais caras do SUV compacto da Fiat, o propulsor da família GSE Turbo deverá trabalhar em conjunto com uma caixa automática CVT.
Assim que novos detalhes sobre o projeto 363 surgirem vamos reportar aqui no AUTOO. Acompanhe!