Fiat Strada e Chevrolet S10 são destaques em prêmio de maior valor de revenda
Levantamento da Agência Autoinforme analisou 119 modelos neste ano
A Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação divulgaram da 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, que avalia o comportamento dos carros de passeio no mercado de usados. A pesquisa deste ano contemplou 18 categorias e o campeão geral. Segundo os organizadores, foram avaliados 119 modelos neste ano.
A Fiat Strada foi a campeã geral, registrando uma valorização de 9,8%. Também entre as picapes, merece destaque a valorização de 9,6% da Chevrolet S10 entre os modelos de médio porte.
“Com exceção de um modelo, todos os demais vencedores obtiveram índices positivos, diante ainda da realidade adversa do mercado interno brasileiro, por conta da falta de veículos 0 km, provocada por desabastecimento de insumos (semicondutores, em especial) e, na outra ponta, a valorização de veículos seminovos, devido à elevada demanda”, analisam os responsáveis pelo Selo Maior Valor de Revenda.
“No ano passado, registramos que, dos 126 modelos pesquisados, 101 anotaram índices de valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação. Este ano, com 119 modelos analisados, 78 obtiveram índices positivos e 41 negativos. À época, já afirmávamos que se tratava de um período muito atípico do mercado secundário de veículos seminovos. A indústria já está voltando à normalidade produtiva, portanto, a tendência é que os índices de depreciação também retornem”, acrescenta Joel Leite, idealizador da certificação.
Entre os campeões das 18 categorias, apenas o Renault Zoe, vencedor entre os Elétricos até R$ 300 mil, registrou desvalorização de 0,2%. O índice, porém, foi classificado como “insignificante” pelos organizadores do prêmio.
“Em nossos estudos, constatamos que os carros eletrificados têm valorização semelhante aos modelos à combustão. O que ocorre é uma certa dúvida, de parte dos consumidores, em relação à durabilidade e a garantia das baterias”, detalha Luiz Cipolli Junior, responsável pela pesquisa. Para o especialista Ricardo Takahira, “a inspeção obrigatória de transação comercial de veículos usados deveria se estender também para as baterias de elétricos. Com isso, os compradores teriam a garantia de bom estado do conjunto”.
Voltando aos modelos com propulsão exclusivamente térmica, Cipolli Junior destaca a vitória da Renault Oroch sobre a Fiat Toro. “A mudança de motorização e a consequente evolução de preços da Toro fizeram com que a Oroch anotasse ligeira vantagem: valorização de 4,9% ante 4,5% da Fiat Toro”.
Confira, abaixo, um resumo com os demais vencedores da 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos:
Fiat Mobi (categoria: Entrada/índice de valorização: + 8,6%)
Chevrolet Onix (Hatch Compacto/+ 7,4%)
Chevrolet Cruze Sport (Hatch Médio/+ 3,6%)
Audi e-Tron (Elétrico acima de R$ 300 mil/+ 0,4%)
Toyota Corolla Hybrid (Híbrido até R$ 500 mil/+ 4,4%)
Volvo XC90 (Híbrido acima de R$ 500 mil/+ 1,7%)
Chevrolet Spin (Minivan/+ 4,1%)
Fiat Strada (Picape Pequena/+ 9,8%)
Renault Duster Oroch (Picape Compacta/+ 4,9%)
Chevrolet S10 (Picape Média/+ 9,6%)
Hyundai HB20B (Sedã Entrada/+ 5,2%)
Volkswagen Virtus (Sedã Compacto/+ 6,7%)
Toyota Corolla (Sedã Médio/+ 6,7%)
Volkswagen Nivus (SUV Entrada/+ 6%)
CAOA Chery Tiggo 5X (SUV Compacto/+ 4,7%)
Porsche Macan (SUV Médio/+ 9%)
Jeep Commander (SUV Grande/+ 6,1%)