Fiat Strada Sporting é uma das 5 picapes esportivas que deixaram saudades
Com motor 1.8, de 132 cv, utilitário leve foi sonho de consumo dos jovens da época
As picapes, em especial as compactas, nunca estiveram tão presentes na vida do brasileiro, graças às suas variações que hoje vão além da proposta de simples comerciais leves.
VEJA TAMBÉM:
- Hilux a diesel gasta pouco? Veja ranking das 5 picapes mais econômicas
- Sandero RS está entre 5 melhores carros que deixaram saudades no Brasil
Tudo começou com a Fiat 147 Pick-up em 1978, a primeira derivada de um carro de passeio no Brasil. Mas, na década de 1990 em diante, a moda ditava versões esportivas como a nostálgica VW Saveiro TSI - lançada em 1998 - e a própria Fiat com a sua raríssima Strada Sporting, de 2010.
Junto a estas caminhonetes, listamos outras variações raras e esportivas que deixaram saudades no Brasil. Acompanhe.
1- VW Saveiro TSI
Imagem: Divulgação
Muito antes de usar a sigla TSI para designar seus motores turbinados, a Volkswagen batizou o Gol - em 1996 substituição ao GTS - e a Saveiro com esta denominação.
No caso da Saveiro TSI, surgida em 1998, ela foi vendida com o famoso AP-2000, o 2.0 de 112 cv, algo inédito no segmento das picapes compactas. O visual também não era deixado de lado. Vinha com rodas esportivas de aro 15, faróis de neblina, frisos e retrovisores pintados na cor da carroceria e a sigla TSI colada na grade do radiador.
2- Chevrolet Montana Sport
Imagem: Divulgação
Bem antes da atual RS, a Chevrolet já havia lançado em 2003 a própria Montana em sua opção esportiva. Era a Sport que, além de agregar uma imagem mais invocada, trazia o motor 1.8 flex de até 109 cv, que em 2005, pulou para até 114 cv. Apesar de não ser nada tão exclusivo em relação às outras versões, a ideia deu certo.
Assim, em 2010, quando a GM lançou a segunda geração da picape (baseada no Agile), a série esportiva continuou a ser oferecida, mas desta vez, com um propulsor mais contido, o 1.4 flexível de 105 cv.
3- Fiat Strada Sporting
Imagem: Divulgação
A Strada Sporting surgiu em 2010 só com cabine estendida e motor 1.8, de 16 válvulas, de até 132 cv. Ele não era novidade, já que era o mesmo da Adventure, mas a Fiat inseriu o câmbio manual de cinco marchas mais “curto”. Junto à suspensão mais rígida, a Sporting com sua tocada mais esportiva era tudo o que os jovens queriam.
Na aparência, destaque para os faróis com máscaras negras, molduras dos para-lamas e spoilers laterais, rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos especiais e cintos vermelhos. A série especial e muito rara só foi produzida até 2011.
4- Ford Courier Sport
Imagem: Divulgação
Derivada do Fiesta, a picape Courier sempre teve o aspecto mais conservador perante à concorrência, mas nem por isso a Ford deixou de dar a sua pitada de ânimo. Assim, em 2001, veio a Courier Sport, disponibilizada apenas na cor prata, além de spoilers, grades e para-choques exclusivos.
Já o conjunto de rodas de 14 polegadas era o mesmo da Si, porém com acabamento diamantado. Apesar de toda essa investida, o motor não passava do conhecido Zetec Rocam de até 95 cv, sem nenhum tipo de modificação.
5- Peugeot Hoggar Escapade
Imagem: Divulgação
O Peugeot Hoggar foi o primeiro utilitário compacto da marca desenvolvido no Brasil, e chegou em 2010 em três versões. A versão topo de linha Escapade era diferenciada pelo estilo mais jovem e descontraído, destacado pelo para-choque com grade frontal cinza, molduras nos arcos das caixas de rodas dianteira e traseira e rodas em liga leve de 15 polegadas.
Para esta opção, o propulsor escolhido era o 1.6 Flex (1.587 cm3), de até 113 cv, o mesmo das variantes mais caras da linha Peugeot 207.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter