Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Fiat Strada, líder em vendas em 2021

Picape não tem mais como ser ultrapassada no ranking. Única disputa relevante reúne o Argo e o HB20 como hatches compactos mais vendidos

A picape Strada já pode colocar a mão na taça. O modelo da Fiat será consagrado o veículo mais vendido do Brasil em 2021 mesmo faltando 15 dias para encerrar o ano.

A razão é simples: com mais de 103 mil unidades emplacadas até esta semana, não há como ela ser alcançada.

Irmão distante

O modelo mais próximo dela é o Argo, mas que tem 20 mil unidades a menos. Como ninguém mais consegue emplacar tanto em um mês, a Fiat já pode começar a produzir material publicitário para marcar o feito.

Mais favoritos

Nos principais segmentos, seguem outros favoritos. A picape Hilux nada de braçada à frente da S10 (42,7 mil contra 34 mil), o sedã Onix Plus sobra perante o Voyage (50 mil unidades contra 25,6 mil) e Renegade e Compass lideram entre os SUVs compactos e médios com ampla vantagem – 71,6 mil e 67,2 mil emplacamentos, respectivamente.

Só sobraram eles

Há também que mantenha a ponta mais por falta de concorrentes como é o caso do Corolla, mesmo em um ano ruim, a minivan Spin, cujo rival Fit está dando adeus, e o solitário Cruze Sport6, único sobrevivente dos hatches médios ‘não-premium’.

Única disputa aberta

Se na maior parte do mercado o clima é de fim de feira, ao menos dois modelos seguem lutando para terminar 2021 em primeiro lugar. O Argo e o HB20 têm uma diferença de cerca de 600 carros entre eles, com vantagem para o Fiat. Mas o Hyundai já teve até aqui mil unidades a mais de emplacamentos. A reta final promete.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024