Fiat Siena de primeira geração sai de cena
Sedã compacto surgiu em 1997 e foi um dos modelos mais vendidos da marca. Agora a Fiat oferece apenas o Grand Siena, de segunda geração
O Projeto 178 pode não significar nada para o público em geral, mas na prática trata-se de uma das famílias de automóveis mais longevas do mercado brasileiro. Estamos falando do Palio e seus derivados, carros que a Fiat lançou a partir de 1996 e que até hoje estão à venda no país.
A família, com 20 anos de estrada, no entanto, acaba de perder o primeiro membro. O sedã Siena já não é mais anunciado no site da Fiat nos últimos dias. Apenas a segunda geração , batizada de Grand Siena, segue em linha, mas com um proposta diferente, de oferecer mais espaço e equipamentos.
O Siena original sobrevivia na versão EL, com preços entre R$ 36,8 mil e R$ 39,6 mil, mas como vários outros modelos de entrada, sofre com a crise financeira no Brasil, que literalmente acabou com o mercado de veículos novos mais baratos – o consumidor tem optado cada vez mais por veículos usados, mais em conta e em abundância após anos e anos de estímulo a compra.
O Siena não é produzido desde março, segundo apurou o site Autos Segredos. A rede de concessionárias já não estaria autorizada a fazer encomendas do modelo desde então. Ao contrário de modelos como o Bravo, Linea e Idea, que seguem nos planos da montadora (embora tenham deixado de ser produzidos por algum tempo), o Siena é único com a aposentadoria reconhecida.
Questionada pelo AUTOO, a Fiat diz que o Siena EL deixou de ser oferecido ao cliente final, mas segue disponível para vendas diretas, quando empresas como locadoras fazem encomendas de um número significativo de unidades. Os demais modelos da família seguem no mercado até segunda ordem.
Projeto X6S
A queda nas vendas do Siena é impressionante. Somado ao Grand Siena, o modelo emplacou nada menos que 130 mil carros em 2013. Em 2014 foram 107 mil e no ano passado apenas 59 mil carros (a proporção entre Siena e Grand Siena não é conhecida). Este ano foram 25,7 mil carros até setembro. Curiosamente, a perua Wekeend, a que mais sentiu o efeito das mudanças de mercado, ainda segue à venda, mesmo com números modestos.
A saída de cena do Siena dá indícios de novidades nos produtos vendidos pela Fiat. A marca foi uma das que mais sentiu na pele a mudança de humor do consumidor, que agora busca veículos mais equipados, com posição de dirigir elevada e visual aventureiro.
A resposta para isso deve vir na forma dos projetos X6H e X6S, dois compactos premium que a marca testa no momento no Brasil. Eles devem assumir o lugar de modelos como o ‘novo’ Palio, Punto, Idea, Siena e Linea, oferecendo bom espaço interno com design avançado e soluções modernas de conectividade.
Eles serão a ponte entre os pequenos Mobi e Uno e os modelos médios da marca – outro segmento onde a marca ainda deve ter novidades.
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