Fiat revela na China seu novo hatch Ottimo
Provável sucessor do Bravo foi apresentado no Salão de Guangzhou; modelo chega ao mercado chinês em março de 2014

Fiat Ottimo | Imagem: Divulgação
A Fiat revelou no Salão de Guangzhou, na China, o hatch Ottimo, provável sucessor do Bravo. O modelo é o segundo veículo produzido pela joint venture da marca italiana com a chinesa GAC no país - o primeiro foi o sedã Viaggio. O Ottimo estreia no mercado chinês no primeiro semestre de 2014, provavelmente em março.
Baseado na plataforma do sedã Viaggio (que inclusive ganhou uma nova versão, também apresentada no evento) o hatch ainda compartilha com seu irmão a mesma motorização, um propulsor 1.4 Turbo que produz de 120 a 150 cv, dependendo da configuração. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automatizada de dupla embreagem, conforme apurou o site CarNewsChina. Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre o hatch.
Totalmente projetado em Turin, na Itália, e destinado a um público mais jovem, o Ottimo é a aposta da Fiat para alavancar suas vendas no mercado chinês, já que o sedã Viaggio parece ter agradado menos do que o esperado pela montadora.
Pé no Brasil
O Viaggio e o Ottimo são modelos nascidos após a marca italiana ter assumido a Chrysler. Por isso, os dois são primos do Dodge Dart, sedã pequeno vendido nos Estados Unidos, uma tentativa de criar um produto global que dê escala para as duas montadoras. Graças a isso, o Viaggio e o Ottimo são cotados para chegar ao Brasil para o lugar da dupla Linea e Bravo, que tem desempenho de vendas apagado em nosso mercado. Caso isso se confirme, no entanto, os nomes deverão ser outros, com certeza.