Fiat quer mudar a experiência de comprar um carro
Fiat Live Store permite interação via internet entre cliente, vendedor e carro
Comprar um carro é uma experiência e tanto. As pesquisas na internet, o bate-papo com colegas, vizinhos, namorada e o test-drive influenciam na opção a ser escolhida. E, com tantos modelos, tantas gerações e versões, nem toda informação do mundo é demais. Para muitos, ir até à concessionária pode ser uma questão de tempo, distância ou até mesmo paciência.
A fim de facilitar o diálogo entre o cliente e o vendedor, assim como aumentar a interatividade entre o possível comprador e o veículo, a Fiat desenvolveu o Fiat Live Store. No site, um grupo de “experts” leva os clientes a um passeio em tempo real por dentro dos carros. Esses vendedores levam na cabeça um capacete com câmera e microfone, desta forma é possível conversar com eles.
Na Prática
Durante apresentação à mídia especializada, evento que ocorreu na última terça-feira (17), pude testar o Fiat Live Store. Você entra no site, faz um breve cadastro, assiste a introdução e, agora junto a um especialista, pode fazer um tour em algum carro escolhido. Os vendedores foram treinados para responder às mais diversas perguntas e até a ter um pequeno jogo de cintura para improvisar nas inúmeras situações que surgirão.
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O resultado é interessante. “André, como baixamos a terceira fileira de bancos do Freemont?” – pergunto. Confesso que essa questão não foi fácil de ser resolvida por mim em contato com o carro. Lá vai o André e, após um puxar das alças atrás do cinto de segurança, pronto: bancos fechados. “E agora, o carro pode vir em que cores?”- arrisco. O André tira mais uma da cartola: Com um aplicativo do celular dele, um pequeno Freemont aparece no canto da minha tela, mudando de cor e mostrando todas as opções disponíveis ao modelo.
Estúdio
A Fiat disponibilizou para deixar os carros um estúdio de 600 m² em Betim, Minas Gerais. Serão, inicialmente, oferecidos apenas cinco modelos aos internautas. Nove experts se revezarão para deixar sempre cinco funcionários disponíveis, de domingo a domingo, das dez da manhã às dez da noite. Um dos problemas enfrentados é que esses cinco profissionais irão atender um público muito grande e as filas para ser atendido deverão “dobrar as esquinas”. A solução foi, além de deixar uma série de vídeos disponíveis, possibilitar ao usuário observar um atendimento de outra pessoa por um especialista, mas sem a possibilidade de interagir.
Compra
Como são poucos os que compram um carro sem ao menos se sentar atrás do volante uma única vez, não é possível fechar a compra pelo Fiat Live Store. Mas os criadores do site foram engenhosos e criaram uma ferramenta que analisam, a partir do CEP, a localização do cliente e marcam um test-drive na concessionária da marca mais próxima de sua residência.
Realmente, a internet é poderosa, mas tem coisas que ainda só se resolvem no olho no olho, aperto de mão e assinatura no papel. É o caso da aquisição de um veículo. De qualquer forma, a Fiat se mostra antecipada às tendências com o Fiat Live Store e competitiva diante de seus concorrentes.