Fiat Pulse encara Honda City: crossover é melhor que sedã compacto?

Ambos os segmentos entram em conflito no mercado em modelos com preços semelhantes
Fiat Pulse S-Design fica ao lado do Honda City EX em um comparativo entre crossover e sedã compacto

Fiat Pulse S-Design fica ao lado do Honda City EX em um comparativo entre crossover e sedã compacto | Imagem: Carlos Guimarães

Há quem diga que os donos tradicionais de sedãs são fiéis ao segmento. Mas a chegada de novos crossovers compactos está conquistando boa parte dessas pessoas que estava à procura de um modelo espaçoso para a família sem pesar muito no bolso. Por isso, resolvemos comparar o Fiat Pulse S-Design (R$ 122.900) com o recém-lançado Honda City EX (R$ 130.500) da linha 2025.

VEJA TAMBÉM:

O Fiat Pulse foi um dos primeiros crossovers a chegar ao mercado, aqueles que ficam abaixo dos SUVs compactos e acima dos hatches. É um terreno que está cada vez mais fértil e que terá novidades. Além do Renault Kardian, que já está nas lojas, teremos Volkswagen Tera nos próximo meses, bem como os representantes da GM e da Hyundai, esperados para 2026.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

São carros mais versáteis que os sedãs, capazes de enfrentar pisos mal conservados com mais valentia, bem como obstáculos pelo caminho, como valetas e lombadas. Também costumam ter espaço e nível de equipamentos compatíveis com o dos sedãs compactos, segmento que fechou 2024 com 7,3% de participação nas vendas de acordo com a Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).

Sedã compacto ou crossover?

Honda City 2025
Honda City 2025 tem acabamento caprichado e boa lista de itens de série, o que inclui o freio de estacionamento eletrônico
Imagem: Divulgação

Mas será que qualquer crossover é melhor que um bom sedã compacto? É o que procuramos saber neste comparativo, que teve uma briga boa. Ok, vamos aos fatos. Começando pelo comportamento no dia a dia tanto do Pulse S-Design com motor 1.3 flex e quanto do City EX 1.5 flex, ambos com câmbio CVT que simula até 7 marchas. 

O Fiat Pulse tem maior vão livre do solo, o que ajuda a passar por valetas e lombadas com facilidade. São 18,8 cm ante 14,4 cm do Honda City. Mas será que apenas isso basta? Se for levar em conta outros quesitos, o modelo da marca japonesa fica na frente do rival. O motor Honda 1.5 funciona melhor que o 1.3 da Stellantis, com um pouco mais de fôlego e eficiência.

De acordo com dados das fabricantes, o City EX 1.5 flex pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, ante 11,4 s do Pulse 1.3 CVT.  Além disso, o carro também consegue ser mais econômico, de acordo com dados do Inmetro. Faz 12,8 km/l de gasolina na cidade e 15,5 km/l na estrada, ante 12,5 km/l e 14,5 km/l do Fiat.


Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse com volante multifuncional que vem com botão Sport para mudar a programação do câmbio CVT
 Imagem: Divulgação

Com etanol, em trechos urbanos, o City também se sai melhor, com 9,3 km/l ante 8,8 km/l do Pulse. O nível de ruído e a rigidez torcional também são outros dois pontos em que o Honda fica na frente do Fiat. Com isso, o City se torna um carro mais estável nas curvas e com melhor nível de conforto para dirigir. Acrescente também um acabamento mais caprichado e uma dose extra de itens de segurança e verá que o Honda City acaba sendo um carro de melhor qualidade que o Fiat Pulse. 

Na lista de itens de série, o City EX tem airbags de cortina, alertas de mudança de faixa e de colisão, hastes para trocas de marca no volante, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, faróis com acendimento automático e freio de estacionamento elétrico, apenas para citar alguns itens. No Pulse, a principal vantagem é a central multimídia, com tela maior (10,1 polegadas ante 8 polegadas do City) e que tem GPS embutido. 

O conforto e o espaço interno no Honda City também são maiores. Quem vai sentado no banco traseiro do modelo da marca japonesa terá encostos laterais das portas revestidos de couro e duas entradas USB-C, além de dupla saída do ar-condicionado. E na hora de viajar, cabem 520 litros no porta-malas, ante apenas 370 litros no Pulse. 

No Honda, porém, ficaram faltando alguns itens, como regulagem de altura do cinto de segurança, sensores de estacionamento no para-choque traseiro e luz no porta-luvas. Mas, no cômputo geral, o modelo da marca japonesa acaba vencendo o rival da Fiat.

Veredicto

Porta-malas do Honda City 2025 é maior que o do Fiat Pulse S-Design: 520 litros ante 370 litros
Porta-malas do Honda City 2025 é maior que o do Fiat Pulse S-Design: 520 litros ante 370 litros
Imagem: Carlos Guimarães

Está provado que não é qualquer crossover que pode ser melhor que um sedã compacto. Neste caso, o Honda City EX nos pareceu ser melhor que o Fiat Pulse S-Design, embora este último custe quase R$ 8 mil a menos. Contudo, há quem prefira um carro mais prático no dia a dia para passar por valetas e lombadas, entre outros obstáculos com mais facilidade. 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana