Fiat Pulse encara Honda City: crossover é melhor que sedã compacto?
Ambos os segmentos entram em conflito no mercado em modelos com preços semelhantes
Há quem diga que os donos tradicionais de sedãs são fiéis ao segmento. Mas a chegada de novos crossovers compactos está conquistando boa parte dessas pessoas que estava à procura de um modelo espaçoso para a família sem pesar muito no bolso. Por isso, resolvemos comparar o Fiat Pulse S-Design (R$ 122.900) com o recém-lançado Honda City EX (R$ 130.500) da linha 2025.
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O Fiat Pulse foi um dos primeiros crossovers a chegar ao mercado, aqueles que ficam abaixo dos SUVs compactos e acima dos hatches. É um terreno que está cada vez mais fértil e que terá novidades. Além do Renault Kardian, que já está nas lojas, teremos Volkswagen Tera nos próximo meses, bem como os representantes da GM e da Hyundai, esperados para 2026.
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São carros mais versáteis que os sedãs, capazes de enfrentar pisos mal conservados com mais valentia, bem como obstáculos pelo caminho, como valetas e lombadas. Também costumam ter espaço e nível de equipamentos compatíveis com o dos sedãs compactos, segmento que fechou 2024 com 7,3% de participação nas vendas de acordo com a Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).
Sedã compacto ou crossover?
Imagem: Divulgação
Mas será que qualquer crossover é melhor que um bom sedã compacto? É o que procuramos saber neste comparativo, que teve uma briga boa. Ok, vamos aos fatos. Começando pelo comportamento no dia a dia tanto do Pulse S-Design com motor 1.3 flex e quanto do City EX 1.5 flex, ambos com câmbio CVT que simula até 7 marchas.
O Fiat Pulse tem maior vão livre do solo, o que ajuda a passar por valetas e lombadas com facilidade. São 18,8 cm ante 14,4 cm do Honda City. Mas será que apenas isso basta? Se for levar em conta outros quesitos, o modelo da marca japonesa fica na frente do rival. O motor Honda 1.5 funciona melhor que o 1.3 da Stellantis, com um pouco mais de fôlego e eficiência.
De acordo com dados das fabricantes, o City EX 1.5 flex pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, ante 11,4 s do Pulse 1.3 CVT. Além disso, o carro também consegue ser mais econômico, de acordo com dados do Inmetro. Faz 12,8 km/l de gasolina na cidade e 15,5 km/l na estrada, ante 12,5 km/l e 14,5 km/l do Fiat.
Imagem: Divulgação
Com etanol, em trechos urbanos, o City também se sai melhor, com 9,3 km/l ante 8,8 km/l do Pulse. O nível de ruído e a rigidez torcional também são outros dois pontos em que o Honda fica na frente do Fiat. Com isso, o City se torna um carro mais estável nas curvas e com melhor nível de conforto para dirigir. Acrescente também um acabamento mais caprichado e uma dose extra de itens de segurança e verá que o Honda City acaba sendo um carro de melhor qualidade que o Fiat Pulse.
Na lista de itens de série, o City EX tem airbags de cortina, alertas de mudança de faixa e de colisão, hastes para trocas de marca no volante, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, faróis com acendimento automático e freio de estacionamento elétrico, apenas para citar alguns itens. No Pulse, a principal vantagem é a central multimídia, com tela maior (10,1 polegadas ante 8 polegadas do City) e que tem GPS embutido.
O conforto e o espaço interno no Honda City também são maiores. Quem vai sentado no banco traseiro do modelo da marca japonesa terá encostos laterais das portas revestidos de couro e duas entradas USB-C, além de dupla saída do ar-condicionado. E na hora de viajar, cabem 520 litros no porta-malas, ante apenas 370 litros no Pulse.
No Honda, porém, ficaram faltando alguns itens, como regulagem de altura do cinto de segurança, sensores de estacionamento no para-choque traseiro e luz no porta-luvas. Mas, no cômputo geral, o modelo da marca japonesa acaba vencendo o rival da Fiat.
Veredicto
Imagem: Carlos Guimarães
Está provado que não é qualquer crossover que pode ser melhor que um sedã compacto. Neste caso, o Honda City EX nos pareceu ser melhor que o Fiat Pulse S-Design, embora este último custe quase R$ 8 mil a menos. Contudo, há quem prefira um carro mais prático no dia a dia para passar por valetas e lombadas, entre outros obstáculos com mais facilidade.