Fiat não descarta a possibilidade de um Cronos 1.0 turbo
Informação foi dada por executivos da marca na apresentação da linha 2023 do sedã
Segmento que permanece relevante no mercado brasileiro, os sedãs compactos sempre mereceram uma boa atenção por parte das fabricantes instaladas no país.
A Fiat, por sua vez, aproveitou a estreia do Cronos 2023 para reforçar o compromisso do modelo com o bom custo-benefício, em especial oferecendo pela primeira vez para o sedã duas inéditas versões mais acessíveis tomando como base o motor 1.0 flex aspirado.
Outra evolução significativa do ponto de vista comercial para o três volumes foi a introdução do câmbio automático CVT como uma das opções para o Cronos 2023. É fato que a transmissão automática é algo cada vez mais desejado pelos brasileiros e ela era uma ausência sentida no portfólio do Fiat.
Mas a marca italiana, caso notar que existe demanda para isso, pode trabalhar em um catálogo promissor para o Cronos.
Questionados durante a coletiva de imprensa após a estreia do Cronos 2023, os executivos da Fiat informaram que a empresa não considera em um horizonte de curto prazo aplicar o motor 1.0 GSE no sedã, porém a ideia não está descartada.
O propulsor em questão, produzido em Betim (MG), já é aplicado na gama Pulse e também vai figurar sob o capô do Fastback, que a Fiat lançará em breve no país.
Moderno e eficiente, o 1.0 GSE conta com turbo, injeção direta e o sistema MultiAir para um controle mais preciso das válvulas e é capaz de entregar até 130 cv com etanol e 20,4 kgfm de torque.
Considerando que a versão topo de linha do Cronos 2023 é a Precision 1.3 CVT com preço sugerido na casa de R$ 92 mil, haveria espaço para a Fiat investir em um eventual Cronos 1.0 turbo atuando na faixa de R$ 100 mil, onde hoje o Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S gravitam com uma motorização equivalente.
Claro que, para ser competitivo, o Cronos com preço na casa dos seis dígitos precisaria ir além do motor 1.0 GSE e oferecer um nível de equipamentos superior, em especial no que diz respeito aos assistentes de condução, hoje praticamente ausentes no Fiat.
De qualquer forma, se a fabricante italiana enveredar por esse caminho, um Cronos turbo traria um saudável incremento na concorrência dentro da categoria. Vamos acompanhar de perto!