Fiat Mobi 2025: o que muda no hatch com o novo motor?
Troca deixou o compacto mais rápido e econômico, mas a maior diferença está no preço
O Fiat Mobi ficou dois décimos de segundo mais rápido e anda até 500 metros a mais com um litro de combustível. Tudo isso por uma diferença de R$ 2.000 no preço. Vale a pena? Esses são os números apresentados pela Fiat com a troca do antigo 1.0 Fire de quatro cilindros pelo moderno tricilíndrico Firefly, também 1.0
A troca do motor deixou o pequeno hatch mais potente, subindo dos 74 cv de potência para os 75 cv. O torque também cresceu, indo de 9,7 kgfm para 10,7 kgfm. Ela foi necessária para que o carro atendesse às normas anti poluição do programa Proconve L8, matendo a linha Fire que estava no Brasil desde 2000 e equipou diversos carros da Fiat, como Palio e Strada.
Imagem: Divulgação
Ela também serviu para deixar o Mobi ligeiramente mais rápido. Enquanto a linha 2024 do compacto chegava aos 100 km/h em 14 segundos, a 2025 atinge a mesma marca em 13,8 segundos. A velocidade máxima, pelo menos, faz alguma diferença. Sobe dos 152,2 km/h para os 164 km/h, mas não recomendamos que você teste isso.
O Mobi também ficou mais econômico, podendo rodar até 500 metros com um litro de combustível do que na versão anterior. Veja os números abaixo:
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Motor | Consumo urbano | Consumo rodoviário | |||
---|---|---|---|---|---|
Etanol | Gasolina | Etanol | Gasolina | ||
1.0 Fire | 9,6 km/l | 13,5 km/l | 10,4 km/l | 15 km/l | |
1.0 Firefly | 9,8 km/l | 14 km/l | 10,6 km/l | 15,1 km/l |
Se não ficou impressionado, a diferença de preço foi mais impactante. O hatch segue sendo oferecido em duas versões e cada uma ficou R$ 2.000 mais cara. A versão básica Like é oferecida por R$ 76.990 e Trekking vai para R$ 79.990. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.
Houve um ganho de equipamento. A partir de agora o Mobi tem direção com assistência elétrica no lugar do antigo sistema hidráulico. Também ganha sensor de temperatura externa e volante com regulagem de altura. A Like sai de fábrica com ar-condicionado, computador de bordo e vidros elétricos dianteiros, mas não tem opcionais. Se quiser um rádio ou uma central multimídia, vai ter que recorrer aos acessórios.
Imagem: Divulgação
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Na Trekking, com visual aventureiro, o Mobi passa a ter banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia com tela de 7”, chave canivete e console de teto. Como opcional de R$ 2.300, pode ter rodas de 14” e retrovisores externos com ajustes elétricos.