Fiat Mille Fire Economy é o popular usado de R$ 20 mil econômico até no nome

Bastante procurado, o hatch é o mais acertado em termos de economia e robustez mecânica; veja mais
Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002 | Imagem: CWB Old Garage/Reprodução

O Fiat Uno é um dos carros mais emblemáticos da montadora italiana e, assim como outros modelos, o pequeno hatch inovou em alguns aspectos e ditou moda para a concorrência. Uma delas foi a criação do conceito de carro popular, um segmento que foi criado no início dos anos 1990. 

VEJA TAMBÉM:

As versões que vamos apresentar para este guia são a Fire Economy e Way Economy, esta última diferenciada pela suspensão elevada em 4,4 cm, além de molduras nos para-lamas que remetiam a um “crossover”.  Lançadas em 2008, elas trouxeram uma grande vantagem perante às opções mais antigas do Mille. O menor consumo de combustível é uma delas, com 10% a mais de economia de combustível do que os Milles anteriores.

O responsável por isso foi o novo motor Fire Economy 1.0 Flex, desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies, que gera 65 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 66 cv com álcool. Segundo dados técnicos de época, eram 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol e 12,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.

Este resultado se deve também a outros fatores como a inclusão da quinta marcha mais longa, pneus de baixa resistência à rolagem e um econômetro, um instrumento eletrônico sinalizador de consumo de combustível no painel. Por meio dele, o motorista era auxiliado na maneira de conduzir o veículo, tentando obter a condição mais econômica possível quanto ao consumo de combustível, levando em conta as condições de tráfego e percurso. 

Em 2013, o Mille chegou ao fim com a valorizada e colecionável edição Grazie Mille, limitada a dois mil unidades.

PONTOS A SEREM VISTOS ANTES DA COMPRA

Fiat Mille Economy 2002
Fiat Mille Economy é bem simples por dentro, apenas com o essencial e voltado para o baixo custo
Imagem: CWB Old Garage/Reprodução
  • Tampão traseiro

O tampão traseiro (ou bagagito), com o tempo costuma envergar por conta da ação do sol, podendo até trincar, o que causa bastante ruídos. Um novo original não sai por menos de R$ 380.

  • Forrações de porta

Outro ponto bastante criticado são os ruídos originados das forrações de portas, bancos e painéis, às vezes de simples solução com o reaperto dos parafusos e o uso de feltro adesivo nas partes que geram barulho.

  • Para-choques e molduras

O Mille Fire Economy e, principalmente, o Mille Way Economy apresentam para-choques e molduras dos para-lamas sem pintura, que com o tempo apresentam manchas e desbotamento. A dica é aplicar um silicone especial para mantê-los sempre novos e hidratados.

  • Volante

O volante descasca com certa facilidade, como apontam alguns donos em fóruns e sites sobre o modelo. Para resolver o problema, só há duas maneiras: ou mandar encapar ou trocá-lo por um novo. Um novo no Mercado Livre, por exemplo, custa R$ 250.

  • Suspensão traseira

Ainda falando de barulhos, a suspensão traseira também é alvo de reclamações. Por isso, com a ajuda de um mecânico de confiança, verifique o estado de todos os componentes, tais como buchas e bandeja.

QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS

Fiat Mille Economy 2002
Fiat Mille Economy tem versões que não tem nem o limpador do vidro traseiro
Imagem: CWB Old Garage/Reprodução

O Fiat Uno Mille Fire Economy é um daqueles carros populares que você pode comprar sem medo de ser feliz, principalmente na questão da economia. As peças são fáceis de serem encontradas e os valores são bastante acessíveis. Não é à toa que, assim como a VW Kombi, o hatch da Fiat ainda pode ser visto nas frotas de empresas. 

Outro ponto que agrada é a direção firme e precisa, sobretudo nas versões equipadas com direção hidráulica. Aliás, uma dica é dar preferência para este tipo de assistência que tem melhor revenda. O ar-condicionado também é bem-vindo. 

A espuma dos bancos é bem desenhada e de densidade mais macia que dá conforto superior ao dos concorrentes como o Chevrolet Celta, por exemplo.

E o que dizer do espaço interno? É muito elogiável e o motorista tem uma ótima visão em todos os ângulos, graças às linhas quadradas - um projeto de autoria do famoso designer italiano Giorgetto Giugiaro – muito bem distribuídas. São 3,69 metros de comprimento, o que favorece estacioná-lo nas vagas mais apertadas sem nenhum esforço, sobretudo nos modelos com direção hidráulica.

Por outro lado, a largura de apenas 1,54 m dá folga apenas para dois passageiros dianteiros ou traseiros viajarem com suficiente conforto. Mas na altura, o 1,44 m possibilita que pessoas de estatura mais alta (até 1,80 m) viajem com mais conforto e sem encostar a cabeça no teto.

Com até R$ 20 mil, você pode comprar as versões fabricadas até 2009. Acima disso, com R$ 25 mil e R$ 28 mil, em média, já dá para pular para as versões mais equipadas com o kit Celebration, no caso o Mille Economy e o Mille Way Economy, nessa ordem. 

Se você costuma trafegar por ruas de terra e de desnível mais acentuado, vale a pena dar uma atenção especial para a versão Way, que encara melhor as pedras no caminho com maior desenvoltura. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Uno Mille Fire Economy

Fiat Uno Mille Fire Economy

Fiat Mille Fire Economy 1.0 Flex

Fiat Mille Fire Economy 1.0 Flex

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fiat Mille Economy 2002

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Mais que aviões: Embraer agora lança seu primeiro navio de guerra

Mais que aviões: Embraer agora lança seu primeiro navio de guerra

Fragata F200 ?Tamandaré? da Marinha do Brasil teve a cerimônia de batismo realizada em 9 de agosto e será entregue em 2025
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil