Para liderar ranking, Fiat e Jeep fazem aposta arriscada no mercado de vendas diretas
Marcas pertencentes à Stellantis ampliaram emplacamentos no atacado em 2021 enquanto suas principais concorrentes têm focado no mais rentável segmento de varejo
Uma rápida passada no ranking de vendas de veículos no varejo traz a nítida impressão de que algo está errado. Mas não seria a Fiat a líder em vendas no Brasil? E o Renegade não é o SUV de maior sucesso em 2021? A lista, ao contrário, mostra o hatch Argo na 4ª colocação e o Mobi, apenas em 9º. A nova Strada, vice-líder no geral, ocupa um apagado 18º lugar enquanto o Renegade vem logo atrás, na 19ª posição.
A explicação para esse fenômeno está no mercado de vendas diretas, uma modalidade de negócios que cresceu como nunca nos últimos anos, mas que perdeu força recentemente, por conta de fatores como margens de lucro minúsculas se não negativas e o encolhimento do mercado PCD.
Em outras palavras, venda direta virou mau negócio, mas não para as marcas do recém criado grupo Stellantis – ao menos na teoria. Com ampla vantagem nos emplacamentos, a Fiat expandiu suas vendas no atacado neste ano, algo como 14%, segundo dados parciais da Fenabrave. A Jeep foi além: a famosa marca de SUVs aumentou em um terço seus emplacamentos nesse segmento, o que explica o ‘sucesso’ do Renegade.
Sim porque o Jeep fica atrás do Creta, HR-V, T-Cross e Tracker no total vendido no varejo – o modelo consegue superar o Kicks por pouco, mas vale lembrar que o Nissan está no meio de uma troca de visual.
Poderia se argumentar que essa estratégia da antiga FCA é antiga, mas o que salta aos olhos é que nenhuma outra marca anda se aventurando nessa perigosa seara. Com exceção da Peugeot (também agora parte da Stellantis), as outras marcas de volume reduziram sua presença no varejo.
Fantasma da Ford
A Volkswagen ainda tem uma participação bastante grande nesse tipo de negócio mas que está focado sobretudo nos modelos Gol e Voyage, além do SUV T-Cross. Outros carros como o sedã Virtus, o hatch Polo e até a picape Saveiro já não aparecem tão bem nesse ranking.
A Chevrolet é outra que ‘tirou o time de campo’. Com problemas de produção e vendo as margens encolherem, a montadora americana reduziu as vendas da dupla Onix/Onix Plus no atacado, que caiu nada menos que 67% no primeiro bimestre. A exceção tem sido o SUV Tracker que na nova geração nacional passou a disputar o mercado PCD.
Outra que mudou de opinião foi a Renault. A montadora francesa, antes figurinha fácil nas vendas diretas com Sandero, Logan, Kwid, Captur e Duster agora tem presença tímida nesse meio, o que explica porque a empresa encolheu no Brasil. Seus dirigentes já reconheceram que o foco é obter lucro em vez de participação a todo custo.
Em comum, essas marcas certamente viram a derrocada da Ford como um prenúncio dos tempos amargos que vivemos. A montadora dos EUA apostava bastante suas cartas nas vendas diretas há um ano: o Ka hatch era o 7º mais emplacado no atacado, e o Ka Sedan, o 12º, ampliando o prejuízo da empresa de longa data até dar no que deu, o encerramento da produção nacional.
Mostrar força no ranking de vendas sempre faz bem a uma marca. Estar na ponta soa como sinal de sucesso, de estar descolado da crise e de ter acertado onde outros apenas patinam, mas no intricado mercado automobilístico brasileiro nem tudo que reluz é ouro.
Veja como está o ranking de vendas no atacado (vendas diretas) em 2021:
Modelo | 2021 | 2020 | Diferença | Variação | |
---|---|---|---|---|---|
1º | Fiat Strada | 14718 | 10196 | 4522 | 44,4% |
2º | Jeep Renegade | 9292 | 5854 | 3438 | 58,7% |
3º | Volkswagen Gol | 8085 | 7456 | 629 | 8,4% |
4º | Jeep Compass | 7223 | 6685 | 538 | 8,0% |
5º | Fiat Toro | 5499 | 7730 | -2231 | -28,9% |
6º | Volkswagen T-Cross | 5427 | 4528 | 899 | 19,9% |
7º | Fiat Mobi | 5151 | 3690 | 1461 | 39,6% |
8º | Volkswagen Saveiro | 4567 | 5969 | -1402 | -23,5% |
9º | Chevrolet Tracker | 4460 | 261 | 4199 | 1608,8% |
10º | Volkswagen Voyage | 3994 | 2913 | 1081 | 37,1% |
11º | Fiat Uno | 3805 | 2126 | 1679 | 79,0% |
12º | Chevrolet Onix | 3275 | 11800 | -8525 | -72,2% |
13º | Chevrolet Onix Plus | 3105 | 7644 | -4539 | -59,4% |
14º | Chevrolet S10 | 2900 | 1982 | 918 | 46,3% |
15º | Nissan Kicks | 2779 | 5234 | -2455 | -46,9% |
16º | Ford Ranger | 2245 | 1634 | 611 | 37,4% |
17º | Renault Kwid | 2046 | 3694 | -1648 | -44,6% |
18º | Hyundai Creta | 1999 | 3191 | -1192 | -37,4% |
19º | Fiat Argo | 1967 | 3023 | -1056 | -34,9% |
20º | Renault Logan | 1872 | 2600 | -728 | -28,0% |
21º | Toyota Hilux | 1788 | 2486 | -698 | -28,1% |
22º | Volkswagen Virtus | 1477 | 2582 | -1105 | -42,8% |
23º | Renault Sandero | 1454 | 3927 | -2473 | -63,0% |
24º | Renault Oroch | 1381 | 794 | 587 | 73,9% |
25º | Renault Captur | 1370 | 1144 | 226 | 19,8% |
26º | Toyota Corolla | 1266 | 1252 | 14 | 1,1% |
27º | Volkswagen Nivus | 1167 | 0 | 1167 | #DIV/0! |
28º | Nissan Frontier | 1066 | 817 | 249 | 30,5% |
29º | Renault Duster | 1010 | 926 | 84 | 9,1% |
30º | Toyota Yaris Sedan | 981 | 1310 | -329 | -25,1% |
Dados de janeiro e fevereiro de 2021. Fonte Fenabrave.
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