Fiat Grande Panda híbrido é lançado e antecipa versão do Brasil; saiba quando chega
Marca italiana lança versão global que terá poucas diferenças em relação ao modelo que chegará ao mercado brasileiro
O Fiat Grande Panda eletrificado faz sua estreia global com o mesmo sistema híbrido leve, de 48V, que será usado em alguns modelos da Stellantis no Brasil. Um deles será a versão do próprio crossover que vai substituir o Argo a partir do primeiro trimestre de 2026, de acordo com o site Autos Segredos.
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As dimensões da versão do Grande Panda que será vendida no Brasil serão semelhantes às da versão global, que conta com 3,99 metros de comprimento, 1,57 metro de altura e 1,76m de largura. O entreeixos deverá ser o mesmo do Citroën C3, fabricado com a plataforma CMP, ou seja, 2,54 metros.
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Interior moderno
Imagem: Divulgação
Com linhas que remetem ao Fiat Panda original, dos anos 80, o novo modelo da Fiat será concorrente de Renault Kardian, Volkswagen Tera, Honda WR-V e companhia. O visual com faróis com luzes em LED integrados à grade frontal deverá também ser adotado no Brasil. O para-choque dianteiro tem uma larga entrada de ar na parte inferior.
A versão híbrida do Grande Panda global é equipada com um motor turbo de 1,2 litro, 3 cilindros, 100 cv, uma bateria de íons de lítio de 48 volts e a transmissão elétrica de dupla embreagem de 6 velocidades (eDCT) que inclui o motor elétrico de 21 kW, inversor e unidade central de transmissão.
No Brasil, o conjunto mecânico deverá ser diferente. O motor pode ser o 1.0 Firefly turboflex, que funciona com sistema híbrido leve, o mesmo usado na dupla Pulse e Fastbak e que também vai ser usada do Jeep Compass, entre outros.
O Fiat Grande panda global conta com a função e-creeping, que é usada principalmente para fazer movimentos curtos para frente sem pressionar o acelerador, como quando alguém está preso no trânsito. Também é usado para estacionar em direção 100% elétrica, seja em primeira marcha ou em marcha ré.
Imagem: Divulgação
O modelo global também conta com versão 100% elétrica e, assim como a híbrida, vem com sistema “easy drive”, com apenas dois pedais: freio e acelerador. Na lista de equipamentos da versão básica do Grande Panda global estão incluídos itens como ar condicionado manual, cluster de 10, freio de estacionamento elétrico (EPB) e central multimídia conectada à internet.
O pacote de tecnologia vem com ar-condicionado digital, central multimídia com GPS embutido, sensores de estacionamento dianteiros e câmera de ré, e um carregador de celular por indução. No pacote de estilo há rodas de liga leve de 16 polegadas e racks de teto.
Bancos com configuração 60/40 também são apresentados, permitindo o uso versátil do assento e do espaço de carga. E na versão topo de linha o Fiat Grande Panda global tem rodas de liga leve de 17", tecidos de alta e revestimento impermetável. Na Europa, os preços partem de 19 mil euros (R$ 116.675 em uma conversão simples).
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