Ford Everest, SUV da Ranger, vai chegando mais perto da região
Segundo estudo, Ford estaria analisando a produção do SUV grande 7 lugares na Argentina
Novos projetos da Fiat, Ford e Volkswagen podem estar em desenvolvimento para a América do Sul. É o que revelou o jornal argentino Ámbito Financiero ao repercutir um estudo da consultoria IHS Markit.
Segundo o trabalho da empresa especializada em pesquisas para o setor automotivo, os projetos mais avançados são os da Fiat e Volkswagen. A marca italiana estaria apostando em um modelo mais do que conhecido pelo público brasileiro, ainda que esquecido nos últimos anos. Trata-se da nova geração do Fiat Doblò, que parou no tempo no Brasil e ainda está em sua primeira geração, lançada em 2002.
A multivan poderia ser produzida na fábrica da Peugeot-Citroën em El Palomar, onde também é feito o Peugeot 208. Como agora a planta pertece ao grupo Stellantis, seria uma forma de aproveitar o espaço da fábrica para trazer a nova geração do Doblò.
Já a Volkswagen estaria finalmente avançando no desenvolvimento da picape Tarok, que foi apresentada no Salão do Automóvel de 2018 para ser uma rival da Fiat Toro.
Ela usaria a plataforma MQB do Taos e começaria a ser fabricada em 2025.
Ford Everest
Por último, o projeto que poderia cair como uma luva para o mercado sul-americano seria o do Ford Everest. O modelo nada mais é do que um SUV derivado da Ranger, que vai ganhar uma nova geração em 2023. Como a picape será fabricada em Pacheco, a marca pode aproveitar para também produzir o utilitário esportivo de sete lugares.
Ele seria um concorrente para Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero Sport. Com o mercado de SUVs aquecido, ter uma nova opção no mercado sul-americano pode ser uma boa para a Ford, que precisa recuperar terreno.
Considerando que a Jeep não precisou nem de um dia para vender 2.800 unidades do Commander no Brasil, é fato que existe um forte apetite por modelos do tipo em nosso país.
Caso seja lançado, o Ford Everest tende a ser posicionado acima do Bronco Sport como o maior utilitário esportivo da empresa no mercado. Porém, só será possível saber isso após 2023, que é quando a nova Ranger será lançada na América do Sul.
Atualmente o Everest é vendido em especial em mercados asiáticos e segue a mesma fórmula dos concorrentes derivados de picapes. E assim como o Trailblazer, o modelo compartilha toda a dianteira com a Ranger, mudando apenas da coluna B para trás, por conta da carroceria mais curta e fechada como em qualquer SUV.
Se esses três projetos forem lançados na Argentina, há grandes chances deles chegarem ao Brasil.