Fiat Fastback híbrido: saiba onde fica a bateria do SUV
Sistema de 12V vai alimentar motor elétrico que substitui o alternador, mas não traciona as rodas
A Fiat já produz seu primeiro híbrido nacional e, depois do painel ter vazado, agora sabemos onde ficará a bateria da dupla Fastback e Pulse. A solução encontrada pela montadora para não afetar o espaço interno e o porta-malas foi instalar a peça sob o banco do motorista. Ainda não sabemos se, com isso, ele perde o ajuste de altura.
Os carros prontos já estão abastecendo os pátios da Fiat e devem ser distribuídos em breve para as concessionárias. O site Autos Segredos já flagrou algumas unidades.
A bateria tem um pouco menos de 1 kWh e alimenta um pequeno motor de 3 kW (4,07 cv), ligado ao diferencial por correia, mas incapaz de mover as rodas sozinho. O propulsor também substitui o alternador e o motor de partida.
No caso de Fastback e Pulse, o sistema híbrido leve é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, este motor gera torque adicional para o propulsor a combustão e também energia elétrica para carregar a bateria adicional sob o assento, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo.
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As fotos dos novos híbridos já circulam nas redes sociais e foram publicadas no Instagram pelo @stellantis_clube. É possível ver onde vai ficar a bateria e uma nova opção de cor, um tom escuro de azul. A conta também revelou supostos dados de consumo, com uma leve melhora.
Segundo a página, a autonomia na cidade melhora de 8,1 km/l para 9,6 km/l com etanol e de 11,3 km/l para 12,6 km/l com gasolina. Na estrada, vai de 9,7 km/l para 10,9 km/l com etanol. Com gasolina, os 13,9 km/l são mantidos.
Os carros já são fabricados em Betim (MG) e serão lançados no próximo mês. Depois de Pulse e Fastback, outros carros que utilizam o mesmo 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm também vão virar híbridos leve, como Peugeot 208 e 2008 e Citroën Aircross e Basalt.