Fiat Fastback Drive: versão mais barata do SUV deve estrear em 2023
Catálogo com preço na faixa de R$ 120 mil vai mirar nas opções de entrada de concorrentes como Tracker e T-Cross
As tabelas mais recentes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular estão se tornando boas aliadas em antecipar novidades que as marcas estão preparando para reforçar seus portfólios no Brasil.
A bola da vez diz respeito a uma futura versão do Fastback ainda não anunciada pela Fiat, mas que acabou oficializada pelo PBEV.
Estamos falando do catálogo Drive, que contará com o motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT, assim como observado nas opções Audace e Impetus já lançadas.
Segundo a tabela do PBEV atualizada em 21/10, o Fastback Drive terá as mesmas médias de consumo (11,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina) registradas para a opção Audace, um indicativo de que o futuro catálogo de entrada deverá contar com rodas aro 17”.
Resta saber se as rodas também serão de liga leve, tal como ocorre hoje no Fastback Audace, ou se a Fiat vai optar por um conjunto de aço com calotas, por exemplo, para ajudar na redução de preço.
Procurada pelo AUTOO, a Fiat declara que ainda não tem previsão de lançamento do Fastback Drive, o que é natural considerando a forte demanda inicial pela novidade.
VEJA TAMBÉM:
- Stellantis tem nos planos versões estratégicas para modelos de Fiat e Jeep
- Versão Limited Edition 1.3 turbo é a preferida entre quem opta pelo Fiat Fastback
Logo, torna-se muito provável que a nova opção de entrada para o SUV pode figurar como um dos destaques da linha 2024 do Fastback, a ser introduzida ao longo do próximo ano.
O Fastback Drive 1.0 turbo CVT deverá mirar nos catálogos de entrada de concorrentes como o Chevrolet Tracker e o VW T-Cross, ambos com opções de acesso ligeiramente abaixo dos R$ 120.000.
Atualmente, o Fastback Audace 1.0 turbo CVT conta com preço sugerido de R$ 129.990, cifra que alcança R$ 139.990 no caso da opção Impetus, a mais cara com o propulsor 1.0 sobrealimentado.
Segundo reporta o Autos Segredos, para conseguir entregar preço mais competitivo o Fastback Drive deverá abrir mão de alguns recursos mais sofisticados, como o pacote ADAS presente nos catálogos superiores e que engloba o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e a comutação automática do farol alto.
É provável, segundo acrescenta o site, que o Fastback Drive manterá a central multimídia de 8,4” da opção Audace, provavelmente compartilhando com o catálogo em questão o mesmo quadro de instrumentos análogico.
Também devem integrar a lista de itens de série do Fastback Drive os faróis full-LED, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, sensor de estacionamento, 4 airbags e os controles de tração e estabilidade, formando, portanto, uma lista de recursos ainda bem interessante.