Fiat Fastback 1.0 turbo percorre 13,9 km/l na estrada; veja comparação com outros SUVs
Etiqueta com consumo oficial do modelo foi fotografada e ainda confirma câmbio CVT
Sem fazer mais nenhuma questão de esconder as primeiras unidades do Fastback que estão rodando por aí, a Fiat deixa transparecer algumas informações importantes sobre a novidade.
Além de flagras recentes do SUV cupê, um novo dado surgiu nesta semana envolvendo agora a parte técnica do modelo.
Uma foto divulgada pelo perfil @gessnermotors no Instagram nos permite observar claramente os dados de consumo da novidade, presentes no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
O flagra com a etiqueta em questão também confirma o nome Impetus para uma das versões do Fiat Fastback, equipada, no caso, com o motor 1.0 turbo com injeção direta e o câmbio automático CVT.
De acordo com o documento oficial sancionado pelo Inmetro, o Fastback Impetus 1.0 turbo CVT será capaz de alcançar parciais de até 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, as parciais são de 11,3 e 13,9 km/l, respectivamente.
Apenas como comparação com outros SUVs compactos também equipados com motorização 1.0 turbo e injeção direta, temos parciais de até 12 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina no caso do VW T-Cross nas versões Sense 200 TSI e 200 TSI.
Não tão eficiente quanto o VW, o Hyundai Creta em sua nova geração, com motor 1.0 TGDI, entrega médias de até 12 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com gasolina, considerando também catálogos de entrada como o Comfort e o Limited.
Outro SUV compacto com grande aceitação no mercado brasileiro, no caso o Chevrolet Tracker, o modelo tem consumo oficial de 11,2 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina levando em conta seu catálogo LT, que traz sob o capô motor 1.0 turbo, porém, ao contrário dos rivais, com injeção indireta.
Logo, é possível dizer que o Fiat Fastback 1.0 turbo terá consumo e nível de eficiência em linha com os demais SUVs compactos, modelos que deverão ser os concorrentes diretos da novidade.
Propulsor que fez sua estreia sob o capô do Fiat Pulse, o 1.0 GSE produzido em Betim (MG) conta com até 130 cv de potência com etanol e 20,4 kgfm de torque tanto com etanol quanto gasolina.
Apesar de equiparar-se com o 1.0 TSI da VW no quesito força máxima, o 1.0 GSE da Stellantis até o momento é o propulsor 1.0 sobrealimentado mais potente do país, o que deve garantir ao Fastback desempenho adequado com a proposta do SUV.