Fiat e Onix começam 2021 na liderança, Ford cai para o 8º lugar

Ranking de vendas de janeiro mostra queda em relação a 2020. Ka e EcoSport afundam ainda mais após anúncio do fim da produção
Fiat Strada 2021

Fiat Strada 2021 | Imagem: Divulgação

O mercado de veículos novos no Brasil começou 2021 com mudanças importantes no ranking de vendas, que em janeiro atingiu ao menos 162 mil emplacamentos, contra 184,2 mil de 2020, uma queda de cerca de 12%. Números preliminares do mês passado revelam que a Fiat voltou a liderar os emplacamentos, algo que já havia ocorrido em alguns meses do ano passado.

A marca italiana, que agora faz parte do grupo Stellantis, tinha somado 30,9 mil unidades vendidas até sexta-feira contra 26,8 mil da Volkswagen – a Chevrolet, líder de 2020, possuía 26,6 veículos emplacados. Vale observar que esses números devem mudar ligeiramente nesta semana.

O ranking ainda viu a Ford perder mais espaço no mercado na segunda quinzena de janeiro. A marca americana havia anunciado no começo do mês o fim da produção de veículos nacionais e com isso o Ka, Ka Sedan e EcoSport afundaram nos últimos dias. Na soma de seus veículos, a montadora teve apenas 8,1 mil emplacamentos, queda de 43% em relação à janeiro de 2020.

O hatch compacto, que em janeiro de 2020, foi o 3º veículo mais vendido do Brasil, despencou para a 16ª posição, com 3,4 mil unidades, atrás do Volkswagen Nivus. O Ka Sedan, por sua vez, caiu da 21ª para a 44ª colocação em 2021, com apenas 934 unidades vendidas. O EcoSport, primeiro SUV compacto do país, teve menos de 1,6 mil emplacamentos, indo do 27º posto para um modesto 32º lugar.

Como não se sabe qual nível de estoque a Ford possui dos três modelos, é difícil afirmar se essa queda foi motivada por falta de produtos ou uma fuga de clientes após o anúncio. Fato é que a montadora, que por muitos anos foi a 4ª mais vendida do Brasil, já vai se acostumando com seu novo status, o de marca coadjuvante, disputando espaço com Honda e Nissan pela 8ª colocação – e com chances de ser com frequência a 10ª mais vendida apenas.

Onix na frente, mas por pouco

Entre os veículos mais vendidos, o Chevrolet Onix manteve a ponta, mas a distância para o segundo colocado foi mais apertada. Se no ano passado, o hatch compacto vendeu mais de 17 mil unidades, em 2021 foram apenas 10,6 mil exemplares. Com isso, a picape Strada, da Fiat, se aproximou após emplacar 9,2 mil unidades.

Logo em seguida, HB20, Onix Plus e Renegade apareceram, todos na casa das 7 mil unidades. O SUV da Jeep, aliás, recuperou a posição do T-Cross, o mais vendido da categoria em 2020.

Veja a seguir os 10 mais vendidos e os líderes nas principais categorias:

Pos. Veículos jan/21 jan/20 Var.
Chevrolet Onix 10565 17463 -39,5%
Fiat Strada 9231 5419 70,3%
Hyundai HB20 7928 6555 20,9%
Chevrolet Onix Plus 7139 8722 -18,1%
Jeep Renegade 7090 4325 63,9%
Volkswagen Gol 6275 6030 4,1%
Volkswagen T-Cross 5239 3339 56,9%
Fiat Toro 5233 5300 -1,3%
Jeep Compass 5029 4312 16,6%
10° Fiat Argo 5019 4794 4,7%
Pos. Marcas jan/21 jan/20 Var.
Fiat 30885 25895 19,3%
Volkswagen 26830 29475 -9,0%
Chevrolet 26601 35065 -24,1%
Hyundai 14773 13283 11,2%
Jeep 12125 8667 39,9%
Renault 10453 15436 -32,3%
Toyota 10200 15112 -32,5%
Ford 8126 14416 -43,6%
Honda 6386 8411 -24,1%
10° Nissan 5831 7027 -17,0%
Categoria Modelo Vendas    
Hatch compacto Chevrolet Onix 10565 17463 -39,5%
Sedã compacto Chevrolet Onix Plus 7139 8722 -18,1%
SUV compacto Jeep Renegade 7090 4325 63,9%
Picape compacta Fiat Strada 9231 5419 70,3%
Sedã médio Toyota Corolla 2223 3932 -43,5%
SUV médio Jeep Compass 5029 4312 16,6%
Picape média Toyota Hilux 3300 3311 -0,3%
Aventureiro Volkswagen Nivus 3480 0 -

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis