Fiat e Jeep ainda têm importantes lançamentos para este ano
Modelos atualmente encontram-se em testes e serão inéditos em nosso mercado
É fato que a pandemia e a consequente desorganização das cadeias produtiva e logística afetou profundamente o calendário de lançamentos das fabricantes, o que torna ainda mais difícil prever quando certas novidades vão colocar suas rodas de forma definitiva em nossas ruas.
No caso de Fiat e Jeep, contudo, duas estreias ainda têm condições de chegar às concessionárias neste ano.
Sobre a marca norte-americana, está prevista para este ano a importação do Grand Cherokee L ao país, típico SUV full-size que será o modelo topo de linha da Jeep por aqui.
Com 5,20 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos, o Grand Cherokee L entrega uma cabine mais do que suficiente para que seus 7 passageiros encontrem muito conforto.
Tecnicamente sofisticado, o Grand Cherokee L conta com suspensão multibraço tanto nas rodas dianteiras como traseiras e tem as opções dos motores 3.6 V6 (297 cv/35,9 kgfm) e 5.7 V8 (361 cv/53,9 kgfm). Ambos trabalham com o câmbio automático de 8 marchas e podem receber diferentes sistemas de tração dependendo da versão.
Talvez, considerando que o preço do SUV será alto no Brasil, é provável que a Jeep aposte na oferta apenas de catálogos mais refinados do Grand Cherokee L, como é o caso da versão Summit.
Tabelado em pouco mais de US$ 62 mil nos EUA, o Grand Cherokee L Summit conta com motor V8, tração 4x4 e elementos de diferenciação para o acabamento como o uso de madeira Absolute Oak no painel e demais partes da cabine. Como exclusividades do catálogo também figuram sistema de som McIntosh com 19 alto-falantes, espelho retrovisor interno digital, câmera para monitoramento do assento traseiro, entre outros recursos.
Vale destacar que, avançando para 2023, pode figurar nos planos da Jeep a comercialização por aqui do Grand Cherokee com 5 lugares, modelo apresentado nos EUA no segundo semestre de 2021 em sua opção híbrida.
Fiat
No portfólio da montadora italiana, por sua vez, a novidade mais aguardada será a estreia do projeto 376, como é conhecido até o momento o aguardado SUV com estilo arrojado que a Fiat prepara sobre a mesma plataforma MLA do Pulse.
Segundo informações extraoficiais, o projeto 376 deverá adotar um estilo cupê, portanto com apelo esportivo. A proposta deverá ser realçada pela presença do motor 1.3 turbo com injeção direta, o qual será um importante aliado para o SUV cumprir com o objetivo.
Previsões iniciais davam conta de que o projeto 376 deveria ser lançado no primeiro trimestre deste ano, porém, ainda por conta das restrições produtivas que o setor enfrenta, é cogitado nos bastidores que a estreia do SUV pode ficar mesmo para a segunda metade do ano.
Com preços acima do Pulse, a expectativa é que o comprimento do modelo gravite na faixa dos 4,40 m, semelhante ao de um Jeep Compass, portanto posicionando o novo modelo na categoria dos SUVs intermediários.
Com o advento do projeto 376, a Stellantis alcançará uma interessante complementaridade de gama entre suas marcas, com o Pulse atuando como o crossover de entrada do conglomerado, o Jeep Renegade entre os SUVs compactos e tanto o Jeep Compass quanto o SUV derivado do projeto 376 posicionados em uma estratégia em "Y" logo acima. O Jeep seguirá orientado ao uso off-road e para um público que deseja um utilitário esportivo com formas mais tradicionais. O representante da Fiat, por sua vez, terá caminho aberto para flertar com consumidores urbanos e quem ambiciona um SUV de traços arrojados.
Se esse é o seu caso, certamente vale ter um pouco de paciência e aguardar pela novidade.