Fiat Cronos é sedã usado com porta-malas de Tiggo 7; veja preços

Segundo donos, estilo e espaço interno são bons, mas sedã tem alguns defeitos
Fiat Cronos 2019

Fiat Cronos 2019 | Imagem: Divulgação

Importado da Argentina para o Brasil desde 2018, o Fiat Cronos é conhecido por ser o "sedã do Argo". Chegou inicialmente nas versões básica e Drive - equipadas com motor 1.3 8V de até 109 cv e câmbio manual de cinco marchas - e Precision com propulsor 1.8 de 139 cv, com a caixa mecânica ou automática de seis trocas.

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Além do generoso espaço interno com destaque para o porta-malas de 525 litros (equivalente ao do Chery Tiggo 7 Sport), o Fiat Cronos agrada pela extensa lista de itens. De série, desde a mais simples já traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, monitoramento da pressão dos pneus (iTPMS) e sinalizador de frenagem de emergência (ESS).

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Em 2020, chegou a esportivada HGT - só com motor 1.8 e câmbio automático - ao sedã da Fiat que traz detalhes visuais, rodas e interior exclusivos. Entre os acessórios principais de série, trouxe: quadro de instrumentos de 7, ar-condicionado digital, revestimento em tecido especial HGT, teto e detalhes internos em preto, tapetes e logos Fiat escurecidos no volante e na chave.

Na linha 2021, a novidade ficou por conta da série especial S-Design (baseada na Drive 1.3) que era diferenciada pelo interior e logotipos Fiat escurecidos. No pacote, havia ainda: rodas de liga leve de 15’’ com pintura shadow, faróis de neblina, retrovisores elétricos pintados em preto, spoiler, para-choque e friso lateral com pintura dark chrome, ar-condicionado digital, vidros elétricos traseiros. 

Para 2022, o Cronos 2023 ganhou o sua primeira e atual reestilização que veio acompanhado da estreia do motor 1.0 6V de até 75 cv e câmbio CVT nas versões topo de linha.  

PONTOS CRÍTICOS DO CRONOS PARA VER COM ATENÇÃO

Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos da primeira leva já tem central multimídia e mostrador digital, dependendo da versão
 Imagem: Divulgação

1- Barulhos internos do Fiat Cronos

Assim como acontece com grande parte dos carros, o excesso de plástico dos acabamentos internos acaba gerando muito barulho. Alguns ficam revoltados com as respostas dos funcionários das autorizadas dizendo que “é normal”.

2- Pintura 

Falhas na pintura como bolhas e descascamento têm atormentado muitos proprietários da família Argo e com o Cronos, a situação não é diferente. Alguns dos exemplos ocorreram em modelos novos - com 10 meses de uso - como o caso de um cliente de Fortaleza (CE) que publicou a sua insatisfação no Reclame Aqui. A Fiat por meio de sua autorizada realizou o diagnóstico e identificou a necessidade de repintar o teto do veículo. 

3- Sistema Start Stop 

Este recurso é muito útil para a contribuição do menor consumo de combustível e redução nas emissões de gases poluentes. Assim que o veículo para em situações como semáforos, congestionamentos de trânsito, por exemplo, o motor é desligado automaticamente.

No entanto, este recurso tem dado dores de cabeça a seus donos conforme relatado em grupos, fóruns e sites de sites de reclamações contra empresas como o Reclame Aqui e Proteste. Nos dois modelos, notamos que o problema em comum era a falha intermitente em veículos novos. Em resposta, após os diagnósticos realizados em cada carro, a Fiat constatou que havia a necessidade de recarga lenta da bateria e a troca da mesma, na segunda situação.

4- Câmbio automatizado GSR 

A transmissão automatizada GSR (Gear Smart Ride) da Fiat é, na verdade, uma “evolução” do polêmico câmbio Dualogic (robotizado de simples embreagem). A diferença entre os dois tipos de caixa de mudanças de marchas estava na operação, que neste último era feito por alavanca e o outro, através de botões no assoalho.

Seja como for, o fato é que eles não têm a mesma robustez dos tradicionais automáticos - desde que se faça a correta manutenção, é claro - com conversores de torque.

No caso do GSR, são inúmeras as queixas de insatisfação quanto a trancos e falha do sensor de detecção de marchas, que além de não as passar corretamente, do nada, para na posição N, com o carro em movimento. O problema, inclusive, foi alvo de recall para a verificação e troca do sensor de seleção de marchas.

5- Recalls 

Atente para os recalls do Cronos: reparo do chicote elétrico e substituição do volante, atualização da central eletrônica da chave de setas, além das trocas dos seguintes itens: relés de ignição e injeção, troca do sensor de seleção das marchas do câmbio GSR (citado anteriormente); eixo intermediário da coluna de direção elétrica; batentes das portas traseiras; bomba de combustível; chicote do painel de instrumentos e tubulação de combustível. Na dúvida, basta acessar o site da Fiat e entrar com o número do chassi ou placa do veículo. Se preferir, também pode entrar em contato através de um dos canais, localizados no rodapé da página da montadora.

QUAL VERSÃO DO CRONOS VALE MAIS A PENA

Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos tem porta-malas espaçoso de 525 litros, de acordo com dados da fabricante
 Imagem: Divulgação

O Fiat Cronos é um carro que tem suas qualidades, como a extensa lista de itens de série desde as versões de entrada, estilo moderno, bom acerto da suspensão, além da ampla rede de concessionárias autorizadas.

Como se isso não bastasse, ainda é espaçoso e econômico, desde que sejam escolhidos com motores 1.0 6V e 1.3 8V. O primeiro traz um consumo de 9,9 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada rodando com etanol e 13,8 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, com gasolina, de acordo com o Inmetro.

Com motor 1.3, por sua vez, o sedã faz: 9,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol e 13 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina, lembrando que estes números se referem à opção com câmbio manual de cinco marchas, com base nos dados do Inmetro.

Aliás, evite as versões com câmbio automatizado GSR, que costumam dar mais dores de cabeça com manutenção e a consequente desvalorização no mercado de usados.

Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos 2019 Imagem: Divulgação

A versão 1.8 tem melhor desempenho, naturalmente, mas cobra por isso, sobretudo nas opções com câmbio automático de seis marchas. Estamos falando do alto consumo que chega a fazer desanimadores 6,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, melhora um pouco: 9,8 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, sempre levando em conta dos dados do Inmetro.

Mas se a sua intenção é dar prioridade para mais economia, só partindo para a 1.0 6V, de três cilindros, que apareceu a partir da linha 2023. Nela o consumo é de 9,9 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (etanol) e 13,8 km/l e 16 km/l, respectivamente (gasolina), pelo Inmetro.

Por meio de uma pesquisa nos principais sites de classificados de veículos usados, encontramos a 1.3 8V 2018/2019 com preços a partir de R$ 52 mil, o mesmo valor cobrado por um Ford Ka 1.0 2021 na versão S. Já a 1.8 8V do mesmo primeiro ano/modelo, achamos exemplares com preços em torno de R$ 60 mil. A 1.0 que veio a partir da linha 2023 pode ser adquirida por medianos R$ 57 mil.

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.