Fiat Cronos chega a marco histórico de produção
Sedan derivado do Argo teve a produção iniciada no primeiro mês de 2018. Mercado brasileiro foi o principal destino do carro
A Fiat-Chrysler (FCA) do Brasil anunciou que está comemorando a produção da unidade de número 100.000 do Fiat Cronos, que é fabricado no complexo industrial de Ferreyra, em Córdoba (ARG). O sedan possui uma parcela grande de integração local, com 44% de seus componentes vindos de fornecedores argentinos.
O Fiat Cronos teve sua produção iniciada oficialmente em janeiro de 2018, mas as primeiras unidades de pré-série foram entregues ainda no final de 2017. Dos 100.000 carros já construídos, cerca de 65% das unidades foram destinadas à exportação, sendo o Brasil o principal mercado de destino.
Para a fabricação do sedan na Argentina, a FCA investiu US$ 500 milhões (R$ 2,6 bilhões) na modernização da planta de Córdoba, incluindo a instalação de mais de cem robôs, principalmente para realizar pontos de solda que exigem perfeição repetitória. O investimento foi concluído em outras áreas e no desenvolvimento de fornecedores.
Segundo a fabricante, o Fiat Cronos é o sedan mais vendido no mercado argentino, com 26% do seu segmento. Aqui no Brasil, por sua vez, o Fiat Cronos tem uma participação discreta. Apesar do bom comportamento dinâmico e do acabamento interno bem cuidado, falta ao modelo um conjunto mecânico mais eficiente em sua configuração automática, algo que a Fiat pode reparar quando iniciar a produção de sua família de propulsores GSE Turbo no Brasil. Em 2019, o modelo ficou na nona posição entre os sedans compactos mais procurados.
Ao longo de 2020, apesar dos desafios por conta da pandemia da Covid-19, mais de 12 mil unidades do Cronos foram fabricadas na planta de Ferreyra, com um ritmo de 310 unidades por dia. Em 2019 foram fabricadas 31.903 unidades. No ano anterior, em 2018, 53.367 carros foram feitos. Completando a conta, em dezembro de 2017, quando ainda não havia sido lançado, a fábrica de Córdoba produziu 2.641 Fiat Cronos.