A cada 10 picapes vendidas no Brasil, 5 são Fiat; Strada foi o veículo mais vendido em 2022
Marca italiana repete feito de 2021 e se mantém na liderança do mercado nacional
Repetindo o feito de 2021, o ano de 2022 também foi significativo para a marca Fiat no Brasil.
A montadora italiana conquistou mais uma vez a liderança em vendas no mercado nacional, bem como a Fiat Strada manteve o título de veículo mais emplacado no país.
Graças ao sucesso da Strada e da Toro, a Fiat alcançou a impressionante participação de 49,9% no segmento de picapes no Brasil. Com isso, a cada 10 veículos do tipo comercializados em nosso país, 5 são da marca Fiat.
Não por acaso, a fabricante vai reforçar seu posicionamento na categoria passando a atuar também no segmento de médio porte a partir do segundo semestre deste ano.
Segundo dados da Fiat, a empresa encerrou 2022 com 430 mil unidades vendidas, mais de 138 mil carros à frente do segundo colocado.
Em termos de participação de mercado, a Fiat registrou 21,9% dos emplacamentos no mercado brasileiro, sendo, nas palavras da fabricante, não só a sua melhor performance anual, como também o melhor desempenho de qualquer marca nos últimos dez anos.
VEJA TAMBÉM:
- Veículo mais vendido no Brasil, Fiat Strada decepciona em segurança
- Não perde mais: Fiat Strada deve fechar em 1º lugar no ranking de vendas em 2022
A Fiat também garantiu a liderança nos segmentos de hatches (24,7%) e vans (37,1%).
O hatch de entrada Mobi encerrou 2022 como o quinto automóvel mais vendido no país, com 72.760 emplacamentos, enquanto o Argo conquistou o nono lugar, com 64.022 unidades vendidas.
No caso específico da Strada, os números da Fiat contabilizaram 112.463 unidades comercializadas no país em 2022.
Tendo apenas a Volkswagen Saveiro como rival direta entre as picapes compactas, atualmente a Strada responde por 82,8% de market share no segmento.
“Nosso ano anterior já tinha sido brilhante, mas, sem dúvidas, 2022 entrou para a história da Fiat e coroou o novo momento da marca de muito sucesso após seu reposicionamento. Seguimos crescendo, tanto na cobertura de mercado como em market share, que foi superior ao de 2021.
Além disso, a Fiat se mantém com posição relevante em todos os segmentos em que participa, até mesmo no de SUVs, em que entrou há pouco mais de um ano. Inclusive, o Fastback, nosso maior lançamento dos últimos tempos, superou nossas expectativas de vendas e ainda foi o veículo mais premiado do ano.
O Pulse também fez bonito e ultrapassou o volume de vendas previsto na época em que chegou ao mercado. Tudo isso mostra que acertamos ao entrar na categoria de SUVs e que estamos no caminho correto”, analisa Herlander Zola, vice-presidente sênior das marcas Fiat e Abarth na América do Sul.