Fiat confirma novo 500e para 2032, mas enfrenta dificuldades com o modelo atual
Geração atual chegou a vender apenas 50 unidades em 2023 no Brasil e segue em baixa em 2024
A Fiat anuncia que a próxima geração do 500e será lançada em 2032. A promessa chega em um momento em que o modelo atual enfrenta desafios de vendas, com unidades encalhadas nas concessionárias.
VEJA TAMBÉM:
• Fiat 500 elétrico tem produção interrompida mais uma vez. Será o fim?
Desde seu lançamento, o 500e não conseguiu atingir o volume esperado, levando a Stellantis, dona da Fiat, a pausar sua produção devido à baixa demanda.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Lançado no Brasil em agosto de 2021 com um estilo charmoso e um preço sugerido de R$ 214.990, o Fiat 500e parecia ter tudo para conquistar fãs. No entanto, a realidade foi outra. Em 2023, o modelo vendeu apenas 50 unidades, uma queda impressionante de 75,2% em relação às 202 unidades vendidas em 2022.
Não é difícil entender a razão: o preço salgado, a concorrência crescente e a falta de infraestrutura para carros elétricos no país complicaram a vida do pequeno italiano.
Segundo Jean-Philippe Imparato, Diretor de Operações da Stellantis na Europa, a situação econômica não é boa. Muitos consumidores estão inseguros sobre quando trocar de carro e qual tipo de motorização escolher: elétrica, híbrida ou tradicional.
Imparato também destacou o compromisso da Stellantis com a produção em Turim. A fábrica de Mirafiori continuará sendo a casa do Fiat 500, tanto na geração atual quanto na futura, garantindo sua operação além de 2030. Além disso, a planta também produzirá a transmissão híbrida e-DCT.
E agora, Fiat?
Imagem: Divulgação
Além de apostar em novos modelos híbridos e elétricos a Fiat tentará traçar um caminho mais competitivo no mercado de elétricos. A empresa sabe que precisará enfrentar desafios, incluindo a necessidade de reduzir custos e melhorar tecnologias, como baterias e software, para se alinhar com a rápida eletrificação de mercados como a China.
A Stellantis espera que o retorno do Fiat 500 com uma linha mais completa de opções híbridas e elétricas consiga reverter o baixo desempenho de vendas e atingir a meta de produzir cerca de 100 mil unidades por ano.
Fiat 600e: a nova aposta elétrica da marca no Brasil
Imagem: Divulgação
Segundo o Autos Segredos, a Fiat já tem planos para dar um gás no seu portfólio elétrico no Brasil. Em 2025, chega o Fiat 600e, um SUV compacto que promete ocupar o lugar do 500e como o único modelo elétrico da marca por aqui.
O 600e chegará com um design inspirado no 500e (com aquele toque retrô moderno), autonomia de até 420 km (no ciclo Inmetro) e desempenho de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, graças ao motor de 156 cv e 26 kgfm de torque.
E para quem se preocupa com o tempo de recarga, ele vai de 20% a 80% em apenas 27 minutos com carregador rápido.
Além disso, o 600e chega com um pacote de itens de série, incluindo ar-condicionado automático, central multimídia de 10,25”, sensores de estacionamento e sistema keyless-GO, mesmo na versão de entrada.
Será que o Fiat 600e conseguirá atrair os consumidores brasileiros e colocar a Fiat de volta no jogo dos elétricos? A chegada desse modelo promete mudar o cenário e, quem sabe, virar a página da história do 500e no país.