Fiat Argo torna-se o carro automático mais barato do Brasil; confira análise com os rivais
Nova opção Drive 1.3 com câmbio CVT chegou ao mercado nesta semana com preço tabelado em R$ 90.990
Em uma movimentação interessante, a Fiat aproveitou a mesma mecânica composta pelo motor 1.3 Firefly e a transmissão automática CVT presente na gama Pulse para fazer do Argo o atual carro automático mais barato do Brasil.
Em sua versão Drive 1.3 com a caixa CVT, o Fiat Argo terá preço sugerido de R$ 90.990, valor que não consegue ser batido por nenhum outro modelo comercializado no país.
Pelo valor em questão, o Argo Drive 1.3 automático também contempla uma lista de itens de série que não deixa de ser interessante ao reunir os principais recursos de conforto, comodidade e segurança, com destaque para os controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 7” e suporte aos principais sistemas de espelhamento de smartphones, piloto automático, direção elétrica, ar-condicionado, entre outros.
Segundo dados da Fiat, com o 1.3 Firefly (107 cv/13,7 kgfm) trabalhando em conjunto com a transmissão automática, o Argo Drive é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em até 11,2 segundos e registra parciais de 12,6 km/l em uso urbano e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Concorrentes
Olhando para o segmento, o Chevrolet Onix é um dos hatches compactos que mais se aproxima do Fiat Argo Drive tomando como base a competitividade comercial.
O Chevrolet conta com uma versão 1.0 turbo automática partindo de R$ 95.050 na maior parte do território nacional.
É um valor maior, porém o Onix automático de entrada conta com a eficiência superior do motor turbo (116 cv/16,8 kgfm), o que lhe rende desempenho mais envolvente (0 a 100 km/h em 10,1 segundos) acompanhado por médias de consumo muito boas, no caso de 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, ambas considerando o uso de gasolina.
Em relação ao Argo Drive CVT, o Onix automático de entrada fica devendo a central multimídia, mas, ao menos, sai de fábrica com rádio com Bluetooth e 6 airbags.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
É importante citar que o Chevrolet alcançou nota máxima (5 estrelas) nos testes de segurança do Latin NCAP realizados na época de seu lançamento, em 2019, com a ressalva de que os padrões de avaliação da entidade foram sensivelmente aprimorados nos últimos anos.
O Fiat Argo, por sua vez, passou pelo crivo do Latin NCAP em dezembro de 2021, quando os protocolos mais rígidos estavam em vigor, e não alcançou sequer uma estrela nas provas, sendo, portanto, reprovado.
Questão de perfil
Ainda olhando para o mercado de forma geral, encontramos mais opções de hatches automáticos acessíveis, porém seus valores beiram os R$ 100 mil, como é o caso do Citroën C3 Feel Pack 1.6 automático (R$ 96.990) e do Peugeot 208 Active 1.6 automático (R$ 96.990).
O Hyundai HB20, que liderou a preferência dos consumidores brasileiros por hatches compactos em 2022, demanda um gasto de pelo menos R$ 102.790 para estacionar na garagem de casa o modelo na versão Comfort 1.0 turbo automática.
Em resumo, o novo Argo 1.3 automático é claramente voltado a quem tem um perfil de compra extremamente racional, onde o preço exerce um fator preponderante na escolha de um automóvel.
O Argo automático também surge, inegavelmente, como uma boa opção para o público PcD que vai realizar a compra com isenção, em especial pelo fato de seu preço tabelado ficar bem abaixo do teto de R$ 100 mil para que os cidadãos PcD possam obter o abatimento integral de tributos na maioria dos estados.