Fiat Argo CVT é o carro automático mais barato do Brasil, mas vale a pena?
Modelo custa R$ 90.990 na versão Drive com motor 1.3; confira avaliação
Apresentado em janeiro deste ano, o Fiat Argo com a opção do câmbio CVT trouxe uma particularidade interessante ao modelo: a partir de sua estreia, o hatch tornou-se o carro automático mais barato do Brasil com este tipo de transmissão.
Atualmente o Argo Drive 1.3 CVT custa R$ 90.990 e o mesmo conjunto mecânico também pode ser encontrado na versão de apelo aventureiro Trekking, elevando o preço sugerido para R$ 96.990.
Porém, olhando para o mercado de forma geral, o Argo CVT é uma boa escolha? Existem alternativas mais interessantes até mesmo dentro do segmento?
É fato que, pelo valor praticado, o Argo Drive 1.3 automático traz uma lista de itens de série competente, reunindo os itens essenciais que a maior parte dos consumidores espera encontrar em um automóvel 0 km.
Entre os destaques podemos apontar os controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 7” e suporte ao Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático, trio elétrico, ar-condicionado, entre outros.
Como observado no Argo 1.3 manual, o propulsor da gama Firefly (107 cv/13,7 kgfm com etanol) cumpre com tranquilidade a função de movimentar o hatch quando associado ao câmbio CVT.
Segundo a Fiat, o Argo 1.3 automático acelera de 0 a 100 km/h em aceitáveis 11,2 segundos e entrega médias oficiais, de acordo com a tabela mais recente do PBEV 2023, de 12,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada utilizando gasolina.
Segurança
Infelizmente um ponto que chama a atenção negativamente para a atual gama Argo e Cronos foi a péssima reputação nos testes de segurança promovidos pelo Latin NCAP. A dupla não obteve sequer uma estrela das cinco possíveis, algo, no mínimo, alarmante.
Olhando para o segmento de hatches compactos, não é difícil encontrar o Chevrolet Onix em seu catálogo automático mais barato sendo oferecido em promoção por R$ 93.990.
Em relação ao Argo CVT, o Onix não oferece central multimídia, porém ao menos sai de fábrica com rádio, tem 6 airbags (contra 2 do Fiat) e tem um retrospecto favorável nas avaliações de segurança pelas quais foi submetido em ensaios do Latin NCAP.
Vale ressaltar ainda que temos no Chevrolet a presença do motor 1.0 turbo com números superiores de potência e torque (116 cv/16,8 kgfm), o que resulta em desempenho superior combinado ao consumo próximo do rival, com médias de 11,8 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina e também segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Conclusão
Marca que conta com uma inteligência ímpar para a precificação e construção de um bom custo/benefício para seus modelos, a Fiat mais uma vez acertou em sua estratégia para colocar no mercado o produto mais competitivo em termos de valor quando falamos em um hatch automático.
Apesar do caráter racional do Argo Drive 1.3 automático, o que não favorece o modelo são as suas baixas notas no quesito segurança, o que compromete sua recomendação de compra.
Por uma diferença não muito grande em termos financeiros, como analisamos, é possível migrar para um modelo com melhor reputação quando o assunto é proteção aos ocupantes, como é o caso do Chevrolet Onix, sem demandar um gasto financeiro muito maior. Ao que tudo indica, portanto, uma escolha mais interessante sem descuidar do fator preço.