Fiat anuncia seus planos até 2014
Modelos passarão por reestilizações e substituições. Mudanças valem para EUA e Europa
Os US$ 34 milhões de prejuízo anunciados pela Fiat ontem não passarão incólumes na montadora italiana, ao contrário do que ocorre em outras empresas do outro lado do Atlântico. A fabricante já definiu suas estratégias para recuperação, e divulgou hoje seus planos para os próximos quatro anos.
O primeiro passo é o lançamento do 500 Cabrio by Diesel, personalizado com detalhes da marca de roupas e acessórios. Não se trata de um série especial, mas sim de uma versão de linha, que entra para a gama de produtos já no segundo semestre. Já em 2011, será a vez do novo Seicento e o Panda geração três, enquanto o Linea passará por sua primeira reestilização. O ano que vem também marcará a morte, em toda a Europa, de alguns modelos, como o Múltipla, Croma, Ulysse e os sósias Albea, e Siena.
Chegamos a 2012 e o 500 ganha sua primeira reestilização, assim como a minivan Qubo. Logo em seguida, os EUA receberão um novo veículo compacto, específico para aquele mercado. Já no Velho Continente, a Múltipla sai de cena para dar lugar a um carro derivado da Dodge Journey, mas sob a bandeira Fiat. No ano seguinte, a Europa ganha um novo carro urbano, enquanto Punto Evo e Bravo conhecerão seus sucessores. O utilitário compacto Sedici chega ao fim. O ciclo de lançamentos e atualizações chega ao fim em 2014, com a terceira geração do Panda recebendo seu primeiro facelift.
Quanto aos esportivos, a Fiat joga no time daquelas que mantêm investimentos em sua grife de alta performance, como a Volkswagen fez com a linha R recentemente, e ao contrário da Mitsubishi, que encerrou as atividades da lendária Rallyart. Em 2012, a linha Abarth deve remodelar os modelos 500, 500C e Punto Evo, enquanto em 2013 será lançada uma nova gama de esportivos.