Fiat adota apenas retoques na Toro 2024. Será o suficiente para recuperar a liderança?
Picape da marca italiana continua bem atrás da Chevrolet Montana nas vendas do acumulado do ano
É bom lembrar que foi a Renault Oroch que inaugurou o segmento de picapes intermediárias no Brasil, aquelas que estão entre as grandes e as médias. Também são conhecidas como SUPs (Sport Utility Pick-Ups) pelo parentesco com os SUVs, segmento que, no Brasil, representa 45,7% do mercado, levando em conta os dados dos sete primeiros meses do ano, divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos).Mas apesar do pi
Apesar do pioneirismo da Renault Oroch, foi a Fiat Toro, lançada em Campinas (SP), em meados de fevereiro de 2016, que logo de tornou um grande sucesso. Chegou com estilo bastante arrojado para o segmento, antes conhecido apenas pelas picapes tradicionais, de linhas retas e pesadas. A tampa da caçamba bipartida, foi polêmica e com praticidade questionável, mas isso não serviu de empecilho para o modelo deslanchar nas vendas.
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Outros itens da Toro também foram impactantes no lançamento, como as longas luzes de LED onde ficaram tradicionamente os faróis, que passaram a ser embutidos no para-choque. Hoje, mais de 400 mil unidades da Fiat Toro já foram vendidas e seu sucesso acabou levando à concorrência querer abocanhar pelo menos parte desse volume.
No início de 2023 apareceu a principal concorrente da Fiat Toro: estamos falando da nova geração da Chevrolet Montana, que estreou estrategicamente em um momento em que a rival já estava com mais de sete anos no mercado e sem novidades significativas. A GM acertou no visual e nos preços e acabou tomando a liderança de vendas no segmento com certa folga até agora.
Pelos dados da Fenabrave, entre janero e julho de 2023, a Fiat Toro teve 6.675 unidades vendidas ante 9.497 unidades da Chevrolet Montana e 1.950 unidades da Renault Oroch. Bem atrás, estão as mais caras Ford Maverick (617 unidades) e Ram Rampage, que acaba de ser lançada com vários itens comuns com a Toro e com grande potencial de crescimento nas vendas.
Seja pelas mudanças discretas na linha Toro 2024 ou pela diferença de volume vendido para a rival da GM, a Fiat deverá perder a liderança do segmento em que foi hegemônica desde 2016. Mas a Stellantis deve saber bem o que está fazendo com a liderança absoluta da Strada, o grande potencial da Ram Rampage e a Fiat Titano aparecendo no horizonte, com lançamento prometido até o fim do ano.
A estratégia da Stellantis em busca de um balanço favorável parece estar bem montada. Não investir muito em um modelo que virou ícone do segmento e aproveitar toda a boa imagem da Fiat quando o assunto é picape para explorar outros terrenos, como o dos modelos médios, onde as margens são maiores e briga vai ser boa com S10, Hilux, Ranger, Frontier e companhia.
Portanto, não se deve incomodar com as poucas novidades da Toro da linha 2024. A Stellantis pode até perder para a GM a liderança nas vendas de picapes intermediárias, (ou SUPs) pela primeira vez, mas está mirando em objetivos que vão além disso, encontrando novos horizontes (ou finding new roads), seguindo o conselho da concorrente...
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