Fiat 500 será vendido apenas com motor turbo nos EUA
Propulsor 1.4 litro de 137 cv de potência será padrão na linha 2018, uma estratégia que poderia ser usada no Brasil
O 500 (Cinquecento para uns, quinhentos para outros) foi, ao lado do Punto, o divisor de águas para a Fiat pouco mais de dez anos atrás. A montadora italiana caminhava para uma situação equivalente a um coma na Europa até que sacou o hatch compacto rebatizado Grande Punto, criado sob a batuta de ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, mago do design que hoje está casado com a Volkswagen.
Isso foi em 2005. Dois anos mais tarde, numa festa que mobilizou a cidade de Turim, sede da Fiat, a marca apresentou o novo 500, uma releitura moderna e maior do diminuto modelo da década de 50. Foi um êxtase do orgulho italiano mesmo o ‘Cinquecento’ sendo fabricado na Polônia.
Numa época em que os modelos retrô andavam ainda em alta, o 500 conseguiu a proeza de reintroduzir a Fiat no mercado norte-americano. Embora pequeno e compartilhando componentes com veículos simples, o 500 era considerado um carro “premium” e fez sucesso inclusive no Brasil, sobretudo quando foi importado do México.
A melhor fase do carrinho foi em 2012 com quase 16 mil emplacamentos. Mas, abatido pelo dólar mais alto e pela limitação de importação, o 500 definhou nos últimos anos parando na linha 2015 até que no ano passado a Fiat decidiu trazer um novo lote em versão única e ainda da linha 2017. Apesar de esquecido pela montadora, o 500 esgotou rapidamente as quase 400 unidades importadas.
Motor de 137 cv
Agora, quem sabe, o modelo pode ter um novo bom momento no Brasil. Com o fim do Inovar Auto em dezembro já não existe uma penalidade para importá-lo nem cotas para limitar sua demanda. E uma boa notícia vem justamente dos Estados Unidos, cliente comum do 500 mexicano.
Segundo a imprensa americana, o 500 2018 terá um novo motor 1.4 turbo como item padrão na linha. A versão turbo já foi vendida por lá, mas agora trata-se de um motor mais eficiente com 137 cv de potência e quase 21 kg de torque – hoje o 500 americano utiliza um motor 1.4 aspirado enquanto o brasileiro leva um 1.4 8V flex. A Fiat também revelou que o Cinquecento 2018 receberá melhorias em suspensão e freios além de um visual mais esportivo que lembra a versão Abarth.
Apesar das novidades que serão introduzidas na linha de montagem mexicana, nada garante que a Fiat brasileira voltará a importar o 500. A marca está mais preocupada em recuperar espaço perdido no mercado para a Volkswagen, que este ano a ultrapassou. O sedã Cronos é peça chave nessa estratégia assim como nos novos modelos planejados para serem lançados a partir de 2020. Mas que uma nova safra de 500 não faria nada mal isso não há dúvida. É só ver como foi a procura da versão 2017.