Fiat 500 e Ram 1500 Rebel com motorização híbrida-leve estão previstos para a região
Informação foi revelada por executivo da marca durante entrevista para site argentino
Após confirmar a apresentação dos aguardados Fiat Argo e Cronos com câmbio CVT para julho, o diretor comercial da Fiat na Argentina, Pablo García Leyenda, também antecipou alguns detalhes importantes sobre novos produtos que a Stellantis prepara para a região.
Durante entrevista ao Motor1 Argentina, o executivo foi questionado sobre os planos de eletrificação do portfólio que serão adotados pela Stellantis. Leyenda comentou que, no curto prazo, estão previstos os lançamentos do Fiat 500 e da Ram 1500 Rebel em suas respectivas opções com propulsão híbrida leve.
Vale pontuar que, apesar de a nova geração do Fiat 500 contar apenas com propulsão elétrica, a Fiat segue produzindo o antecessor com a mecânica híbrida-leve, oferecendo o produto em alguns mercados selecionados.
No caso do Fiat 500 eletrificado, o hatch combina o motor 1.0 Firefly tricilíndrico, o mesmo aplicado em modelos da marca aqui no Brasil, como o Argo, com um alternador-gerador para recuperar a energia cinética que seria desperdiçada nas frenagens e desacelerações.
A mesma lógica também vale para a Ram 1500 Rebel, que preserva o motor 5.7 V8, entretanto seu sistema híbrido-leve contempla uma arquitetura mais robusta de 48 V.
No caso da picape, a eletrificação resulta em uma redução de aproximadamente 10% no consumo, preservando a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.
Não sabemos, entretanto, se a dupla eletrificada da Stellantis chegará apenas para o mercado argentino ou também está prevista para outros locais da América do Sul. De qualquer forma, vale a pena acompanharmos de perto.