Fever Nextem quer incomodar a Fiat Fiorino com motor elétrico; conheça
Linha de utilitários chega ao Brasil neste mês prometendo baixo custo de operação
Ele pode andar 200 km e atingir 85 km/h. Parece pouco para um carro, mas estamos falando de um pequeno caminhão de entrega elétrico para rodar em centros urbanos e que promete ser dor de cabeça para carros como Fiat Fiorino, Renault Kangoo e até utilitários como Kia Bongo e Hyundai HR. O nome dele é Fever Nextem FN1000, que começa a chegar ao mercado neste mês.
A ideia é ousada. Segundo Nelson Füchter Filho, CEO da Fever em entrevista exclusiva ao AUTOO, a expectativa é de vender 1.800 unidades em 2025 do FN1000 e de lançar de um novo modelo com implemento de 12 m³, previsto para abril, o FN1700. Este modelo, destinado ao transporte de alimentos, bebidas e mercadorias entre o interior e a capital de São Paulo, deve responder por 35% da demanda.
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“Com dois modelos no mercado nacional, a Fever projeta alcançar vendas de 500 unidades por mês em 2026 na previsão mais otimista. Na projeção mais conservadora, esse volume será atingido em 2027, o que justifica o desenvolvimento da fábrica local para atender à demanda”, afirmou.
As primeiras 130 unidades do FN1000 começaram a ser entregues na segunda semana de dezembro. “Os veículos da linha Fever Nextem são produzidos na China. É um fabricante especializado em veículos comerciais elétricos, com presença em mais de 35 países, principalmente na Europa e América do Norte. Atualmente, a operação se baseia na importação dos VUCs, mas há um plano para iniciar a produção local em 2027”, disse Füchter.
O CEO diz que já conta com 16 pontos de vendas em 13 estados, mas o plano é de ter 35 lojas até o fim do ano. O foco é de ter uma expansão nacional, então estados como Mato Grosso e Bahia devem ser os próximos a receber uma concessionária.
Como é o FN1000
Com 4 metros de comprimento, ou o mesmo que um Fiat Argo, o Fever Nextel FN1000 promete levar uma tonelada de carga e pode receber implementos como baús de 5,2 m³ e 3,8 m³, carroceria de alumínio ou ser entregue simplesmente na configuração chassi-cabine.
O motor pode chegar aos 40 cv de potência e 16,1 kgfm de torque. A bateria de LFP tem 33,12 kWh e pode ser recarregada em 3h (20% - 80%) ou em 5h (0% - 100%). A autonomia é de 200 km e o custo operacional estimado pela Fever é de R$ 0,16 por km.
“Através de várias pesquisas e testes realizados juntos aos gerentes de frota e proprietários de empresas que utilizam veículos de carga em suas operações urbanas, a Fever considera concorrentes do seu novo VUC elétrico todos os veículos com capacidade de carga entre 600 kg e 2.000 kg”, revelou Füchter, que aponta modelos como Kia Bongo, Hyundai HR, Fiat Fiorino, Fiat Scudo e até Fiat Ducato e Renault Master como concorrentes.
O FN1000 vem equipado com painel digital, central multimídia com bluetooth e câmera de ré, câmbio automático, assistente de partida em rampa, ar-condicionado e vidros e travas elétricas. O preço na pré-venda é de R$199.990.