Ferrari F8 Tributo entrega 710 cv

Substituta da 488 GTB, novidade italiana acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos
Ferrari F8 Tributo

Ferrari F8 Tributo | Imagem: Divulgação

A Ferrari apresentou alguns detalhes da principal atração do seu estande para o Salão de Genebra, a F8 Tributo. Este vai ser o lançamento mais importante da marca na mostra suíça, principalmente porque vem para substituir a 488 GTB. E a novidade da marca italiana vem com um superpoderoso V8 3.9 biturbo.

Ela entrega 710 cv de potência a ensurdecedores 8.000 rotações, além de 78 kgfm de torque disponíveis a 3.250 rpm. Esses números superlativos são, na verdade, uma melhoria em relação ao modelo que acaba de sair de linha, ou seja, a F8 Tributo tem 50 cv e 10 kgfm de torque a mais que a 488 GTB. A marca ainda não confirmou, mas esse propulsor tem as mesmas especificações que o utilizado na 488 Pista, mas com uma ligeira diferença: o torque de 78 kgfm surge em sua totalidade aos 3.000 giros na 488 Pista.

É de se esperar que o desempenho deixe qualquer mortal sem fôlego. A Ferrari garante que assim o será, pois a F8 Tributo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, arrancando até os 200 km/h em 7,8 segundos e atingindo 340 km/h de velocidade máxima. Isso a torna apenas 0,05 segundo mais lenta que a 488 Pista no 0 a 100 km/h e 0,2 segundo na prova de 0 a 200 km/h. Isso se deve ao peso, pois a F8 é 50 kg mais pesada que a 488 Pista, totalizando 1.330 kg de peso bruto total.

Quando falamos de design, vemos algumas melhorias como os faróis menores (de LED) que deram mais espaço para as entradas de ar abaixo deles, direcionando o vento para os discos dianteiros. Já o vidro traseiro, abaixo do qual fica abrigado o V8, tem "recortes" que fazem referência à lendária F40.

Apesar do seu desenho, eles ajudam a dissipar o calor gerado pelo propulsor, sem atrapalhar o trabalho do aerofólio de colocar a Ferrari no chão. E por falar na traseira, voltamos a ter o círculos duplos como lanternas, envoltos por uma calda vermelha que ostenta a dupla saída de escape.

O interior tem painel, mostradores, duto central e portas com novo desenho, com novo HMI (Human Machine Interface - Interface Homem Máquina), novo volante multifuncional e tela sensível ao toque de 7 polegadas para o passageiro. Agora aguardamos para ver esse novo ícone em ação.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país