Ferrari de 1953 é leiloada por R$ 24 mi
Raridade litaliana leva sob o capô um motor V12 de 4.5 litros; inglês a arremadou pelo dobro do valor estimado
Um raro exemplar de uma Ferrari 340/375 MM Berlinetta Competizione que participou das 24 horas de Le Mans no ano de 1953 foi leiloado por um valor assustador: 9,2 milhões de euros (equivalente a 24,4 milhões de reais).
O charmoso carro de corrida, que pertencia a RM Auctions, foi vendido pelo dobro do que era esperado. Isso porque três ricaços entraram em uma disputa ferrenha pelo raro bólido de corrida – que durou 20 minutos – e quem deu mais foi um (muito) abastado senhor do Reino Unido. O inglês já é conhecido por ter em casa outras raridades, entre elas, uma Ferrari 250 GTO.
A Ferrari Competizione possui um motor V12 de 4.5 litros que gera 340 cavalos de potência combinado a uma transmissão manual de quatro velocidades. Além disso, seu design leva a assinatura do estúdio Pininfarina.
O exemplar foi um dos três 375 MM que correram a prova de Le Mans em 53. Pintado com o número 14, o carro foi pilotado por Mike Hawthorn e Nino Farina mas acabou sendo desclassificado na volta 12 por causa de um pit-stop para adicionar fluido de freio. Pela regra, era proibido adicionar quaisquer fluidos antes da volta 28. Logo depois o carro foi exportado para os Estados Unidos. O mais recente proprietário, que o adquiriu em 2006, foi o responsável pela restauração.
O leilão aconteceu na Itália durante o Concorso dEleganza Villa dEste, festival que conta com modelos clássicos. No evento, raridades como 288 GTO, F40, F50, Enzo e 599XX foram vendidas.