FCA está decidida a criar uma picape média para a RAM
Conglomerado trabalha em um novo modelo para sua linha de picapes
A Fiat Chrysler realizou na última sexta-feira (3) uma conferência para apresentar seu balanço financeiro global relativo aos primeiros meses deste ano. Ao longo do evento, o CEO do conglomerado, Mike Manley, anunciou algo que pode ser bem relevante também para o mercado brasileiro.
De acordo com o executivo, o grupo prepara-se para criar uma nova picape média com capacidade de carga de 1 tonelada (metric ton midsize truck nas palavras de Manley) para compor a gama da linha RAM. A novidade, com isso, será uma rival para Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, entre outras.
Atualmente, acrescenta o executivo, a equipe da RAM trabalha focada em soluções de plataforma para essa nova picape média, incluindo um local para produção do novo modelo que o ajude a oferecer um preço final competitivo dentro do segmento.
“A falta de um modelo desse tipo (picape de médio porte) é uma grande brecha em nosso portfólio. Essa brecha não será suprida pela Gladiator porque a Gladiator tem uma missão muito, muito diferente. Acredite em mim, nosso time está focado nisso. Nós precisamos resolver isso logo”, explicou Mike Manley durante a coletiva.
Vale a pena lembrar que, na época em que a Chrysler ainda era uma empresa independente, não coligada com a Fiat, a fabricante atuou no segmento de picapes médias aqui no Brasil com a Dodge Dakota, produzida em nosso país de 1998 a 2002.
A volta para o segmento de picapes médias é importante para a Fiat Chrysler, uma vez que, nos Estados Unidos, o segmento cresceu 13% em vendas de janeiro a abril deste ano, o que mostra porque Manley considera tão importante retomar a presença do grupo no segmento. Hoje em dia a Ford, por exemplo, voltou a oferecer a Ranger nos EUA, enquanto Volkswagen e Hyundai também estudam atuar na categoria.
Sabendo da boa aceitação que as picapes médias têm aqui no Brasil e região, é bom ficarmos de olho nos projetos da RAM para sua nova picape média. Alguns rumores dão conta de que a designação RAM 1200 pode ser adotada para o novo produto. É bom lembrarmos que a RAM já oferece no Brasil o modelo de grande porte 2500 e, neste ano, deverá lançar a RAM 1500 por aqui. Vamos acompanhar de perto os próximos passos da FCA em nosso país.