Famosa pelo AK-47, Kalashnikov revela carro elétrico na Rússia

Com visual exótico, modelo é capaz de alcançar 100 km/h em 6 segundos
Acima o conceito Kalashnikov CV-1

Acima o conceito Kalashnikov CV-1 | Imagem: Reprodução internet

Uma das armas mais utilizadas no mundo, o AK-47 conferiu fama mundial para o fabricante russo Kalashnikov.

Agora a empresa parece que deseja ampliar sua zona de atuação e revelou o conceito de um carro elétrico no Fórum Técnico Militar Internacional realizado neste ano na cidade de Kubinka, na Rússia.

Com um visual quadradão e retrô, o protótipo CV-1 é baseado no IZH-21252 Kombi produzido entre 1973 e 1997 no país-sede da empresa.

Mecanicamente, contudo, o CV-1 não deixa de oferecer algumas qualidade construtivas interessantes. Com vários elementos desenvolvidos pela fabricante de armamentos, o CV-1 conta com um conjunto modular de baterias com capacidade para 90 kWh, sistema de carregamento rápido e um “inversor revolucionário” nas palavras da empresa.

A fabricante não declarou muitos detalhes sobre o motor que movimenta o CV-1 (ou se ele tem mais do que uma unidade de potência), mas adianta que ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 6 segundos. A autonomia do modelo gira em torno de 350 km.

Segundo Sophia Ivanova, porta-voz da fabricante de armamentos, a ideia da empresa é entrar no setor de carros elétricos e mira seguir um modelo de negócios similar ao da Tesla. Caso o conceito evolua, a empresa deverá trabalhar em uma carroceria diferenciada e mais moderna para o carro definitivo, algo mais sintonizado com que encontramos no mercado.  

César Tizo

César Tizo é um experiente jornalista do setor, expert em aconselhar a compra de automóveis