Falta de matéria-prima, estoque baixo... compro um carro 0 km agora ou aguardo?

AUTOO consultou especialista para esclarecer a dúvida que pode acometer consumidores
Carro 0 km: negociação será mais favorável com a produção regularizada

Carro 0 km: negociação será mais favorável com a produção regularizada | Imagem: Divulgação

Assim como ocorre ao redor do mundo com várias marcas e suas unidades produtivas, aqui no Brasil não é diferente e as montadoras instaladas no país também estão sofrendo com a escassez de alguns componentes fundamentais para a produção de automóveis. Com isso, o ritmo de produção torna-se mais lento e os estoques estão em um volume extremamente baixo.

Com esse cenário, fica a dúvida: será que é o melhor momento para comprar um carro novo zero quilômetro ou vale a pena aguardar mais um tempo até a situação com a cadeia de suprimentos da indústria se normalizar?

Hoje em dia existe uma falta momentânea de componentes porque, durante a pandemia, pararam algumas operações de produção siderúrgica, por exemplo, e ainda tivemos a inflação em dólar. Mas acreditamos que essa falta de componentes é momentânea, talvez até março a situação possa estar regularizada”, analisa Cassio Pagliarini, da Bright Consulting.

De acordo com o especialista, hoje em dia a maior falta de produtos em estoque recai para modelos com alto volume de vendas, lançados recentemente, e que tiveram boa aceitação logo na estreia. Nesses casos, muitas vezes, as montadoras privilegiam a fabricação das versões mais caras e equipadas, podendo resultar em uma falta dos catálogos de entrada. Segundo o AUTOO apurou recentemente, no caso da nova geração da Fiat Strada a fila de espera pode chegar a 120 dias dependendo da versão e da região do país onde o carro será adquirido.   

Não creio que essa situação deve ir muito além de março. Neste momento, os consumidores não estão conseguindo descontos e para os modelos ‘queridinhos’ talvez você só vai encontrar as versões mais caras nas concessionárias. Creio que vale a pena esperar dois, três meses para que se normalize a oferta de suprimentos, insumos e componentes para que a produção volte ao normal”, detalha Pagliarini.

Logo, como nos explica o especialista, a menos que você tenha pressa em adquirir um automóvel por alguma razão, ao esperar mais algumas semanas você poderá encontrar condições mais favoráveis nas concessionárias para negociar a compra do veículo, inclusive eventuais descontos e preços mais competitivos.    

Linha de produção da VW em Taubaté (SP)
A partir de março, o problema da falta de insumos para o setor automotivo deverá ser solucionado 
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis