Falha em carros da GM já matou 13 pessoas nos EUA
Veículos podem desligar quando estão em movimento e causar acidentes; recall envolve 1,3 milhão de carros
A General Motors tem um problema e tanto para resolver nos Estados Unidos e Canadá. Um defeito na ignição de uma série de veículos das divisões Chevrolet e as extintas Pontiac e Saturn pode fazer a chave da ignição se mover sozinha e desligar o carro em movimento, causando acidentes. Até o momento, a montadora já registrou 31 acidentes com 13 mortes decorrentes do defeito.
O recall, que começou na semana passada com 700 mil veículos, foi expandido nessa terça-feira (25) e agora envolve 1.367.146 de veículos, que foram fabricados entre 2003 e 2007.
Com os carros desligados no momento do acidente, a parte eletrônica é desativada e impede os airbags frontais de abrirem em casos de colisões. Segundo a GM, a chave pode se mover por conta de peso excessivo no chaveiro ou quando o carro realiza algum movimento brusco.
A ignição defeituosa está presente nos modelos Pontiac Persuit, G5 e Solstice, Saturn Ion e Sky e os Chevrolet HHR e Cobalt, que é um carro totalmente diferente do modelo homônimo à venda no Brasil.
“Sentimos muito e estamos trabalhando para resolver esse problema rápido”, disse Alan Batey, presidente da GM na América do Norte, em comunicado sobre a expansão do recall. Na revisão, os carros terão a ignição substituída, mas antes a montadora pede que seus clientes não coloquem mais nada no chaveiro, além da chave do veículo.