Fake news: governo não estuda cobrar taxa ambiental veicular
Mensagem falsa atribui pagamento a donos de carros com mais de 20 anos; ministro desmente
O brasileiro já é carregado de impostos para pagar, e a notícia de que teria que pagar mais um não foi muito bem aceita depois que uma mensagem viralizou nas redes sociais dizendo que o governo estudaria a cobrança de uma taxa ambiental veicular. Por sorte, trata-se de uma notícia falsa, a popular fake news.
A imagem que circulou falsifica um site de notícias dizendo que a taxa seria cobrada de proprietários de carros com mais de 20 anos de uso. Com a reação negativa nas redes sociais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se antecipou para desmentir a mensagem falsa em entrevista coletiva.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
"Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos com mais de 20 anos de uso [...] tem minha foto . De novo estou sendo vítima disso", disse se referindo às notícias falsas que circularam sobre a taxação do Pix, que nunca foi cogitada pelo governo atual.
Na Constituição Federal, o artigo 155 determina que compete aos estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre propriedade de veículos automotores. Com isso, se torna impossível que o governo federal criasse a taxa.
COMO NÃO CAIR EM FAKE NEWS:
- Se informe por fontes confiáveis de jornalismo profissional
- Procure a informação em sites oficiais do governo
- Todos os tributos a serem pagos estão atrelados ao Renavam do veículo e podem ser consultados no aplicativo do seu banco
- Não acredite em imagens que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens. Elas são facilmente manipuladas
Notícias falsas no mundo dos carros
Imagem: Divulgação
Nem só de fake news políticas vivem grupos na internet. O mundo dos carros é um prato cheio para as notícias falsas.
Você já deve ter visto notícias sobre o Chevrolet Celta 2025 na internet ou sobre outros carros do passado que já saíram de linha e que estariam voltando. Pois saiba que é tudo mentira para ganhar audiência na internet e enganar consumidores incautos.
Recentemente, fotos e vídeos do Chevrolet Aveo vendido no México circularam em sites e contas de redes sociais usando o nome do Celta como chamariz, mas o hatch compacto não será vendido no Brasil. Ele é fabricado na China como SAIC-Wuling 310C e vendido no México desde 2022 sob a marca Chevrolet.