Facelift do Toyota Corolla estreia no Brasil em março de 2017
Toyota já se prepara para mexer no sedã médio líder de mercado
As novas gerações do Honda Civic e do Chevrolet Cruze provocaram uma movimentação intensa no segmento dos sedãs médios. O Nissan Sentra ganhou melhorias no visual, o VW Jetta recebeu motor 1.4 turbo... pelo visto todo mundo quer se manter atualizado para não perder espaço em uma das categorias mais relevantes do mercado brasileiro.
Mas e o Toyota Corolla? Mesmo lídererando com folga as vendas do segmento, o modelo já sentiu o primeiro baque de tantas novidades em setembro. Após registrar 6.030 emplacamentos em agosto, as vendas do Corolla caíram para 4.797 unidades em setembro. O Honda Civic, por sua vez, saltou de 596 unidades em agosto (aqui é necessário levar em conta o desabastecimento da rede na espera da nova geração) para 2.820 emplacamentos no mês passado.
A Toyota sabe que não ficar apenas dependendo da boa reputação que tanto ela como o Corolla tem no mercado e vai se mexer em breve. O AUTOO conseguiu apurar com exclusividade com fontes ligadas a marca que a geração atual do Corolla receberá seu primeiro facelift por aqui em março de 2017, estreando a linha 2018 do modelo. É bem provável, contudo, que a Toyota já nos dê um “gostinho” da atualização do Corolla já no Salão de São Paulo, que abre as portas para o público em novembro.
Considerando que a geração atual do Corolla foi lançada em 2014, o facelift previsto somente para o próximo ano faz sentido como um atualização de meio-ciclo para o modelo. Fato é que seja em termos de motorização como se levarmos em conta os equipamentos de conforto e segurança oferecidos pelos rivais, o Corolla deixa bem a desejar.
Na Europa, como você confere nas imagens, o modelo ganhou uma revisão estética na dianteira e traseira, porém melhorou consideravelmente o nível de equipamentos oferecido. Por lá ele recebeu recursos como o assistente de frenagem de emergência, aviso de saída de faixa de rodagem (Lane Departure Alert), farol alto automático (Automatic High Beam), dentre outros. Resta saber se a marca ao menos conseguirá colocar os controles de tração e estabilidade no sedã, dois recursos muito importante de segurança ativa oferecido pela maioria dos rivais.