Empresa que fabrica iPhone para Apple revela três veículos elétricos
Longa parceira da Apple, Foxconn vai investir em carros e ônibus movidos a eletricidade
Gigante da tecnologia, a Foxconn divulgou as primeiras imagens de seus veículos elétricos. Conhecida por fabricar alguns produtos da Apple, como o iPhone, a empresa pretende conquistar também o mundo automotivo. Por enquanto são três modelos, sendo dois carros e um ônibus.
O curioso é que os nomes escolhidos pela empresa taiwanesa são bastante similares aos dos carros da Tesla. O sedã foi batizado de Model E, enquanto que o SUV é o Model C e o ônibus será o Model T. A divisão de veículos também terá um nome diferente, sendo batizada de Foxtron.
Com visual futurista e bastante moderno, o sedã Model E tem 5,10 m de comprimento e entre-eixos de 3,10 m. Para impulsioná-lo, a fabricante apostou em dois motores elétricos, um em cada eixo, que rende 748 cv de potência, ou 550 kW. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e tem autonomia máxima de 750 km.
SUV e ônibus
O SUV Model C tem porte médio, sendo menor em comprimento que o sedã. Ele tem 4,64 m de comprimento e entre-eixos de 2,86 m. Com sete lugares, ele usa dois motores e tem potência máxima de 408 cv, acelerando até os 100 km/h em 3,8 segundos. A autonomia do modelo é de 700 km. De acordo com a marca, ele será lançado em 2023.
Já o ônibus Model T deve ser lançado em Taiwan já em 2022. Poucos dados técnicos do modelo foram revelados, mas ele terá autonomia de 400 km com uma carga completa.
Mais carros no futuro
Exceto o ônibus, os outros dois modelos utilizam a plataforma MIH elétrica da companhia. E de acordo com a Foxtron, outros modelos estão previstos, já que esta base é modular. Ela consegue basear modelos de 2,75 m de entre-eixos até 3,10 m – este último sendo o caso do Model E. A plataforma ainda é compatível com diversos tipos de suspensão e potência do motor.
Vale lembrar que a Foxconn se tornou parceira do grupo Stellantis no mercado chinês, além de ter comprado uma fábrica em Ohio, nos EUA, que foi da General Motors anteriormente, mas que pertencia à startup Lordstown. Portanto, a atuação da empresa no ramo automotivo deve crescer cada vez mais.