Fábrica de motores da Renault completa 20 anos no Brasil
Depois de mais de quatro milhões de motores produzidos, planta iniciou atividades com um 1.0 16V do Clio
A Renault do Brasil está comemorando em 2019 os 20 anos de operação de sua fábrica de motores no país. A Curitiba Motores (CMO), nome interno da planta, completa duas décadas de produção no Complexo Ayrton Senna.
Desde sua inauguração, a unidade já produziu mais de quatro milhões de motores, com cerca de 40% deles destinados à exportação. Atualmente, a fábrica produz três famílias de motores e tem capacidade produtiva para 600 mil unidades por ano. Hoje, além de abastecer o mercado brasileiro, exporta motores para Colômbia e Argentina, além de componentes para Turquia.
A história da fábrica de motores começa com a inauguração, em 2 dezembro de 1999. Com capacidade produtiva de 280 mil unidades por ano, a CMO podia produzir os motores 1.6 16V, que equipavam os três veículos produzidos na fábrica no Brasil: Scénic, Clio e Clio Sedan. Além disso, os motores também eram exportados para a Argentina, para produção da linha Mégane.
Em 2000, o primeiro propulsor feito por lá foi o 1.0 16V com foco no Clio, atingindo a marca de 30 mil motores em seu primeiro ano completo de fabricação. Em 2002 foi iniciada a produção dos motores 1.0 8V e 16V, além do 1.2 16V para exportação. Com isso, em 2006, a planta atingiu a marca de um milhão de motores produzidos. Em 2014, esse número já havia triplicado.
Em 2016, a fábrica deu início à produção da linha SCe, trazendo os motores 1.0 SCe e 1.6 SCe. No ano seguinte, teve início a expansão da fábrica com a construção de novas linhas de usinagem, para aumentar a produção local de componentes do motor, como virabrequim, cala e suporte.