Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) completa 10 anos e vai produzir novo SUV
Produção local do modelo deverá ter início em 2023
A Toyota comemora neste mês os 10 anos de sua fábrica localizada em Sorocaba (SP). No local, são produzidos atualmente o Etios (somente para exportação), Yaris, Yaris Sedã e o Corolla Cross.
A planta de Sorocaba consumiu investimento de R$ 1 bilhão e foi inaugurada com uma capacidade anual para 74 mil automóveis.
Hoje, a capacidade produtiva subiu para 158 mil unidades/ano graças aos aportes recentes que a Toyota realizou no local, em especial para viabilizar a nacionalização do Corolla Cross.
Com alta vocação exportadora, a fábrica de Sorocaba enviou para outros países mais de 95 mil unidades produzidas neste ano, sendo praticamente 50% desse volume destinado aos mercados latino-americanos, tais como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru.
Futuro SUV
Como antecipamos, a Toyota prepara uma novidade importante para a fábrica de Sorocaba no curto prazo.
A montadora deverá iniciar, já em 2023, a produção de mais um SUV ao lado do Corolla Cross.
Até o momento a Toyota não entrou em detalhes sobre qual projeto global da marca será nacionalizado.
A tendência, contudo, é que a novidade em questão seja o Yaris Cross, porém vale a pena deixarmos no radar também o Urban Cruiser Hyryder, SUV compacto lançado na Índia e pensado para mercados emergentes.
Irmão do novo Grand Vitara e projetado sobre a plataforma modular mais recente da Suzuki, o Toyota Hyryder destaca-se pela presença da mecânica eletrificada e até mesmo a opção de tração integral, somando a isso o bom espaço interno e nível de equipamentos contemplando recursos avançados de tecnologia.
É provável que, em breve, a Toyota deverá se manifestar de forma mais objetiva e anunciar de forma oficial qual será o novo SUV destinado para a planta de Sorocaba. Vamos acompanhar de perto!