Executivos da Renault confirmam novo SUV para América do Sul em 2024
De acordo com responsável global da marca, modelo será um produto de médio porte
Em sua cobertura do Salão de Paris deste ano, o Motor1 Argentina conseguiu apurar uma informação relevante envolvendo a Renault.
O site teve a oportunidade de entrevistar durante o evento o atual presidente e CEO da Renault Argentina, Pablo Sibilla, e o COO global da marca francesa, Fabrice Cambolive, os quais revelaram ao site planos importantes da empresa para a América do Sul.
Aproveitando a exibição na mostra do conceito 4Ever Trophy, que antecipa o SUV compacto 100% elétrico que a Renault vai comercializar na Europa em 2025, Sibilla revelou ao site que a linguagem de design apresentada pelo estudo estará presente em um inédito SUV a ser produzido na América do Sul (provavelmente no Brasil) a partir de 2024.
Uma dica fundamental sobre o futuro produto foi revelada por Cambolive ao citar que “trata-se de um modelo para o segmento C”.
Por “segmento C” de acordo com o padrão europeu podemos classificar veículos de médio porte aqui no Brasil.
O “segmento B” europeu, por sua vez, diz respeito aos automóveis compactos, como é o caso do futuro projeto HJF, crossover que vai ocupar o lugar do Stepway e do Sandero no portfólio nacional da Renault e será o primeiro modelo produzido sobre a plataforma CMF-B no país.
Voltando à apuração do site argentino, são grandes as chances de que os dois executivos da Renault estão se referindo à esperada nacionalização do conceito Dacia Bigster, protótipo revelado em janeiro de 2021 pela marca de baixo custo do grupo francês e que conta com um visual repleto de ângulos retos e traços mais recortados, estilo muito próximo ao apresentado pelo 4Ever Trophy.
Com 4,60 m de comprimento, o Bigster é claramente um SUV de médio porte, com tamanho, inclusive, superior ao de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O modelo em sua versão final poderá contar com opção de 7 lugares, um diferencial relevante para o projeto.
Em seu atual plano estratégico, a Renault já deixou claro que vai priorizar o investimento em produtos mais rentáveis para a companhia, o que certamente diminuirá o espaço para veículos de entrada no portfólio da marca, como é o caso do Logan e o já extinto Sandero, e abrirá caminho para novidades como o projeto HJF e o futuro SUV médio.
O que favorece a nacionalização do Bigster é que o projeto já foi desenvolvido sobre a arquitetura CMF, a qual, até 2024, certamente já estará devidamente instalada nas unidades produtivas da Renault por aqui.
Modelos como o CAOA Chery Tiggo 8 e o Jeep Commander alcançaram ótima participação de mercado, uma clara mensagem de que existe demanda por SUVs com maior espaço interno e 7 lugares no país.
Modelos como o futuro SUV da Renault baseado no Dacia Bigster e o irmão 7 lugares do novo Citroën C3, que será produzido em Porto Real (RJ) ao lado do hatch, poderão surfar nessa onda. Ambos, porém, ao contrário dos sofisticados Tiggo 8 e Commander, deverão focar no custo-benefício mais competitivo.
Sem dúvida uma movimentação que será bastante aguardada por parte das duas marcas francesas.