Exclusivo: veja como será o jipinho nacional da Hyundai
Terceiro membro da família HB, crossover será produzido no Brasil e brigará diretamente com o EcoSport
A fábrica da Hyundai em Piracicaba está sendo erguida a toque de caixa e a empresa já tem até filial aberta no Brasil. Sinal claro que os coreanos são hoje os mais agressivos competidores do mercado nacional de automóveis. E para quem acha que eles querem apenas o 5º lugar em vendas, atrás das quatro marcas tradicionais, um aviso: a Hyundai terá uma linha grande e variada de modelos em 2013.
Além dos importados, a marca montará no país o ix35 em 2012 e pode trazer o novo i30 e o Elantra. Mas a base do crescimento da Hyundai ficará no interior de São Paulo. A fábrica de Piracicaba produzirá três membros da família HB, exclusivos para o Brasil.
O primeiro é um hatch que será lançado no final de 2012. Depois virá o irmão natural, uma versão sedã com design próprio. Com os dois, a meta é enfrentar os modelos mais vendidos no Brasil: Gol, Uno, Palio, Celta, Siena e Classic. Mas uma outra carta está na manga, um pequeno crossover baseado no HB.
É este modelo que AUTOO apresenta nas ilustrações ao lado. Espécie de mini-ix35, o jipinho enfrentará à altura a nova geração do EcoSport, da Ford, além de outros rivais que aparecerão até lá como o Duster, da Renault, e um futuro crossover da Fiat, baseado no novo Palio.
ix15?
Segundo um funcionário da Hyundai que falou ao AUTOO, o crossover chegará provavelmente no final de 2013, se o cronograma não for alterado. A designação, no entanto, é um mistério. A Hyundai registrou vários nomes no INPI como ix15, ix25 e ix30. Como o hatch vem sendo apontado como i15, o nome ix15 parece hoje o mais provável.
A princípio, o HB crossover não será exportado devido aos custos elevados de produção no Brasil, mas não é absurdo pensar em produzi-lo em outras partes do mundo. As linhas, como mostram as projeções, devem dar origem a um modelo extremamente atraente que, se possuir um pacote técnico à altura, fará a concorrência se mexer. A Hyundai hoje conta com motores de injeção direta de combustível e transmissões de dupla embreagem, para citar alguns exemplos. Depois disso, alguém ainda dúvida da força da montadora coreana?